Maranhão

Governo treina servidores sobre Manuais de Políticas Públicas e PPA 2020-2023

Foto: DivulgaçãoTreinamento pretende otimizar Planejamento do Estado
Treinamento pretende otimizar Planejamento do Estado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), iniciou nesta semana o Treinamento dos Manuais de Políticas Públicas e do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, destinado aos servidores do Estado.

O secretário adjunto Roberto Matos representou a secretária Cynthia Mota na ocasião e, logo na abertura do evento, pediu engajamento e dedicação aos técnicos do Estado.

“Em nome da secretária Cynthia Mota, agradecemos a presença de todos e reforçamos a necessidade de envolvimento e engajamento de todos os técnicos aqui presentes. Vocês sabem que, por si só, esse material que elaboramos não dará resultado. Ele precisa de pessoas para que possamos torná-lo realidade”.

Referindo-se a parte técnica do trabalho, o secretário adjunto informou que se trata de um momento em que todos poderão interagir e conhecer de perto as novas ferramentas disponíveis para aperfeiçoar o sistema de planejamento do Estado.

“A equipe da Seplan está muito feliz e otimista com o início deste trabalho. Nos dedicamos exaustivamente nos últimos meses na construção da metodologia para a elaboração do PPA, que incorpora as boas práticas nacionais e internacionais na área de planejamento de políticas públicas. O treinamento apresenta um formato moderno e interativo, com vinte e duas vídeo-aulas gravadas por servidores do Estado, além da colaboração de facilitadores dedicados ao acompanhamento dos órgãos setoriais”, enfatizou.

Ainda durante a abertura do evento, os superintendentes de Programas Raphael Vidal, e de Normas, Juliana Alves, fizeram explanações sobre os Manuais de Políticas Públicas e do PPA, as metodologias dos trabalhos em grupo, e exibiram vídeo-aulas que irão balizar o treinamento.

Logo após, os participantes se dividiram em grupos para discutir os procedimentos, sempre com a ajuda dos servidores da Seplan, que atuaram como facilitadores do processo. Os grupos foram divididos em áreas afins, como: Administração Pública, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, e Outros Poderes.

Presente ao evento, o assessor de Planejamento do Ministério Público, Marcelo Amorim, classificou como um passo muito interessante, pois, diferente de outras experiências, nesse novo momento será utilizada uma ferramenta informatizada, com um nível maior de precisão de detalhamento das informações.

“Esse fator consequentemente ajuda bastante o monitoramento e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos de cada órgão na execução do PPA e das outras peças orçamentárias, e que, com certeza, já é um grande avanço. A Seplan está de parabéns”, destacou o servidor.

Para a assessora especial da Secretaria de Governo (Segov), Mariana Galiza, o primeiro impacto que se percebe é em relação a qualidade do material apresentado, desde o layout das apresentações, que é algo inovador, ao produto das filmagens que estão sendo apresentadas nas salas de aula.

“Minha avaliação é superpositiva, pois esse tipo de apresentação, normalmente a gente vê nas instituições privadas, esse controle de qualidade, essa preocupação de identificar qual a melhor forma de passar a informação para o servidor público, então, você sente a preocupação dos facilitadores em realmente conversar e poder passar o conteúdo da melhor maneira, todos estão sempre disponíveis, e isso é um grande diferencial, além da oportunidade de conhecer e interagir entre as Secretarias, pois essa comunicação interna precisa existir no Governo, e estamos conseguindo fazer isso”, reiterou a servidora.

O treinamento terá duração de cinco dias e contará com a presença de técnicos e gestores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão