Política

Governo do Estado transfere R$ 16,5 milhões para cofinanciamento da saúde dos municípios

Foto: ReproduçãoA Secretaria de Fazenda realizou um planejamento para que todo o cronograma de parcelamento seja rigorosamente cumprido.
A Secretaria de Fazenda realizou um planejamento para que todo o cronograma de parcelamento seja rigorosamente cumprido.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), começou a repassar aos municípios piauienses os recursos referentes ao cofinanciamento da Saúde e dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), cumprindo assim a primeira parcela da negociação feita com a Associação Piauiense de Municípios (APPM). Com isso, foram injetados nos municípios R$ 16,5 milhões.

As transferências do cofinanciamento estão sendo realizadas para as contas dos Fundos Municipais de Saúde e para as contas dos Hospitais de Pequenos Portes. “Dessa forma, o estado do Piauí cumpre com esse compromisso de sanar esse passivo ”, afirmo secretário de Saúde, Florentino Neto.

O gestor explica ainda que os recursos foram transferidos pela Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) para a conta da Sesapi. “A Sefaz fez a transferência para a Secretaria de Saúde que, por sua vez, está procedendo as transferências para as respectivas contas municipais. É uma forma de resolvermos esse problema, com a predisposição de que possamos definir uma nova modalidade de cofinanciamento para o futuro, que seja mais adequada para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais forte”, declara o secretário.

A Secretaria de Fazenda realizou um planejamento para que todo o cronograma de parcelamento seja rigorosamente cumprido.

Fonte: Teresina Diário