Maranhão

Governo do Estado realiza Seminário sobre BPC e BPC na Escola

Foto: DivulgaçãoMárcio Honaiser participou da abertura do Seminário sobre BPC
Márcio Honaiser participou da abertura do Seminário sobre BPC

Iniciou nesta segunda-feira (27), no Espaço Orienta – Renascença, o Seminário Estadual BPC e BPC na Escola: Estratégias Intersetoriais. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), visa qualificar e sensibilizar equipes municipais das áreas da assistência social, saúde, educação e direitos humanos sobre a operacionalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e sobre o acompanhamento da inclusão dos beneficiários no Cadastro Único.

O encontro, que se estende até a próxima quarta-feira (29), contou com a participação, neste primeiro dia, do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, das secretárias adjuntas de Assistência Social, Margarete Cutrim, e de Renda e Cidadania, Ana Gabriela Borges, do coordenador de Benefícios Assistenciais (DBA), do Ministério da Cidadania, Felipe Jardim Ribeiro Lins, da secretária adjunta dos Direitos da Pessoal com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Beatriz Carvalho, e da professora universitária Rosane Freitas, representando o secretário da Educação, Felipe Camarão.

Para o titular da Sedes, Márcio Honaiser, “o seminário cria uma oportunidade de propagar conhecimento e de incentivar a intersetorialidade entre os mais de 170 municípios que estão participando do evento, além de identificar as dificuldades enfrentadas para o acesso e a permanência na escola de pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC”.

De acordo com Felipe Jardim Lins, do Ministério da Cidadania, todas as ações acerca do BPC estão voltadas para a identificação e cadastramento dos beneficiários do Cadastro Único. “Nosso foco é garantir que todas as famílias continuem recebendo o benefício, mas para isso precisamos unir esforços para que todos os beneficiários tomem conhecimento acerca da necessidade de estarem incluídas no CadÚnico”, explicou Felipe.

BPC na Escola 

Segundo Margarete Cutrim, secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, o Programa BPC na Escola desenvolve ações para garantia do acesso e permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do BPC.

“Nosso encontro tem como missão, também, desenvolver estratégias conjuntas para a identificação e resolução das dificuldades apontadas pelos municípios, no que diz respeito ao acompanhamento de beneficiários do BPC dentro das escolas, no intuito de alinhar o direito do benefício ao direito da cidadania”, ressaltou Margarete.

Salomão Ferreira Mourão, beneficiário do BPC e integrante do Conselho Estadual da Pessoal com Deficiência, participou do seminário e destacou a importância da inciativa do Governo do Estado. “Como beneficiário desde 1982 do BPC, posso afirmar que é de extrema importância ações como esta, principalmente pela gama de orientações que são repassadas aos profissionais que trabalham no atendimento de pessoas com deficiência. A Sedes está de parabéns e espero que outras oportunidades sejam criadas”, disse Salomão.

Fonte: Governo do estado do Maranhão