Maranhão

Governador entrega Praça Odorico Mendes, 9º Batalhão da Polícia Militar e Delegacia nesta sexta (1°)

Reforma na Praça Odorico Mendes. Foto: Handson Chagas/Secap

A histórica Praça Odorico Mendes ganhou outro cenário. Uma ampla obra de revitalização que contemplou serviços estruturais e de paisagismo transformaram este espaço de convivência da cidade. Nesta sexta-feira, 1° de setembro, o governador Flávio Dino inaugura a nova praça, em solenidade, na Rua Rio Branco, Centro, a partir das 17h. Na ocasião, também vai ser entregue um complexo de segurança da área, que agrega o 9º Batalhão de Polícia Militar e uma delegacia de Polícia Civil.

O conjunto de serviços faz parte das ações do Programa de Habitação promovido pelo Governo do Estado para a região do Centro de São Luís. “O objetivo é estimular a moradia e a promoção de negócios no bairro. A requalificação é o primeiro passo para revitalizar esta área urbana da cidade. Dessa forma, o Governo possibilita as condições de moradia com lazer e segurança”, enfatizou a secretária de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina Moura.

A nova praça ganhou piso circular ao redor do busto do homenageado, melhoria da acessibilidade e mobilidade com rampas e piso tátil; iluminação artística no monumento e na vegetação; áreas de sombras com vegetação e bancos, para propiciar a vivência do espaço; disponibilização de áreas para instalações temporárias de brinquedos infantis ou feirinhas; instalação de bicicletário, lixeiras, bancos e sinalização adequada e resistente; e condições para a parada de ônibus, recuada da via.

Inaugurada em 1901, a praça homenageia o político, literato e filósofo Manoel Odorico Mendes, cujos restos mortais estão enterrados no local. Além de um busto, a praça já teve elegantes palmeiras imperiais e pinheiros. Com a revitalização, a figura de Odorico Mendes ficou mais destacada. O maranhense dedicou sua vida à literatura e filosofia. Para a reforma da praça, o Governo do Maranhão está investindo R$ 777 mil.

Segurança

O 9º Batalhão de Polícia Militar vai funcionar em prédio totalmente reformado ao lado da praça. Trata-se de um espaço mais amplo com três pavimentos que vai garantir mais condições de trabalho para as equipes militares. “Essa base, além de oferecer mais condições de trabalho, também vai proporcionar mais agilidade da ação policial, devido sua posição estratégica”, informa o tenente-coronel Harlan Silva do Nascimento, que comanda o batalhão.

A estrutura física conta com salas de administrativo, almoxarifado, reunião, plantão (corpo de guarda), de comandos e sub comandos, para guarda de equipamentos e armamentos; banheiros e alojamentos feminino e masculino; sala de estar, cozinha, restaurante e refeitório modernos. O Batalhão é responsável pelo policiamento nas áreas do Centro, Vila Palmeira, Monte Castelo, Alemanha, Camboa, entre outros bairros.

A unidade operacional conta com equipes de motocicletas Raio e Garra e ainda com o Grupo Tático Móvel (GTM). O policiamento será feito por viaturas. O Batalhão integra a estrutura do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM I), que cobre toda a região central e adjacências. O prédio vai abrigar, também, a Delegacia de Polícia Civil.

Fonte: Governo do Maranhão