PIAUÍ

Governador assina edital para vestibular da Universidade Aberta do Piauí

Nesta primeira etapa, 60 municípios serão beneficiados, cada um com 50 vagas

Wanderson Camêlo
Presidente da Fapepi, Francisco Guedes foi um dos articuladores do projeto (Wanderson Camêlo)

 

Em solenidade realizada nesta quinta, no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias esteve reunido com representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com o objetivo de assinar o edital de lançamento do vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

Oportunizar o crescimento profissional, qualificar o povo piauiense e articular a difusão da educação são alguns dos objetivos da Universidade Aberta do Piauí. O programa prevê ações de expansão dentro do Piauí, conhecido popularmente como “Educação a Distância”. No encontro, que marcou oficialmente lançamento do vestibular, o governador ressaltou o pioneirismo piauiense com a implantação do projeto.

“Nós aproveitamos o Fundo de Combate à Pobreza e é importante lembrar que a educação é a melhr forma de combater a pobreza. Queremos garantir que com esses R$ 26 milhões seja possível atingir o objetivo de expandir a educação superior no Piauí. Hoje, podemos dizer que o Piauí mudou esse conceito de Educação a Distância, temos hoje uma Educação com Mediação Tecnológica, existe o aluno e o professor na sala de aula, a tecnologia é um complemento”, explicou o governador.

Nesta primeira etapa, 60 municípios serão beneficiados, cada um com 50 vagas, capacitando, assim, três mil pessoas. As provas serão aplicadas no dia 6 de agosto e as inscrições poderão sem feitas a partir do dia 26 deste mês, exclusivamente no endereço eletrônico: http://nucepe.uespi.br.

A Fapepi foi representada na solenidade pelo seu presidente, Francisco Guedes, que falou de forma determinada sobre o novo desafio.

“Nós da Fapepi nos sentimos honrados em participar dessa parceria, ficamos responsáveis por uma parte importante do projeto que é a gestão das bolsas dos professores, dos tutores e auxiliares em cada município e trabalharemos com dedicação para que o projeto seja realizado. É fundamental a educação, a qualificação e requalificação de nossos profissionais para a geração de renda e crescimento educacional nos municípios piauienses”, afirmou Francisco Guedes.

O reitor da Uespi, professor Nouga Cardoso, aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade das ações da UAPI para o desenvolvimento profissional e consequentemente a geração de renda para o Piauí.

“Iniciamos agora com o curso de administração porque nossa intenção é que com a população formada nesta área, por exemplo, seja possível dar um tempo de vida maior aos empreendimentos nos municípios e assim contribuir para a consolidação de mais empregos. Em 2018 queremos incluir outros cursos no programa, como ciências contábeis, turismo e provavelmente biblioteconomia”, concluiu o reitor.

Participaram ainda do encontro, prefeitos e secretários dos municípios beneficiados.

Fonte: Governo do Piauí