Política

Governador anuncia a chegada das primeiras doses da vacina ainda em janeiro

Foto: Roberta AlineGovernador anuncia a chegada das primeiras doses da vacina ainda em janeiro
Governador anuncia a chegada das primeiras doses da vacina ainda em janeiro

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta terça-feira (22) que as primeiras doses da vacinas contra a Covid-19 devem chegar ao Piauí ainda no mês de janeiro de 2021. Além de aguardar o plano nacional de imunização, encabeçado pelo Ministério da Saúde, o Piauí também é signatário de um acordo com o Instituto Butantan, que deve permitir a aquisição de doses da vacina Coronavac. 

"Fizemos um memorando de entendimento, que é um contrato prévio de compra para três milhões de doses. O objetivo é ter uma garantia, se tiver problema com o plano nacional de imunização", afirmou Wellington Dias ao Notícia da Manhã, ao anunciar que o Consórcio Nordeste costura acordos para aquisição de doses das vacinas Pfizer e Sputinik. 

Sobre o plano desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Wellington Dias defendeu que haja um entendimento junto ao governo federal para garantir a logística que permita que a imunização comece ao mesmo tempo em todas as regiões do país, assim que as doses começarem a ser liberadas. 

"A lógica é que a gente tenha, ao mesmo tempo, uma operação centrada em Guarulhos, para que a gente tenha uma operação de distribuição na mesma semana, em todo o Brasil, como acontece com todas as vacinas", defendeu. 

Ainda de acordo com o chefe do executivo estadual, a previsão é que, pelo menos, 200 mil doses cheguem ao Piauí no dia 21 de janeiro. Em todo o mês, devem chegar 700 mil doses ao Estado. A prioridade de imunização será dada aos profissionais de saúde, idosos e pessoas que possuem comorbidades. 

O governador também anunciou que profissionais que vão atuar na aplicação e na logística de distribuição devem passar por capacitações nas próximas semanas, e que um grupo será montado para acompanhar o pós- vacina, como possíveis sequelas. 

Governadores pedem restrições

O governador do Piauí também anunciou que os governadores vão se reunir com o Ministério da Saúde para solicitar que restrições sejam impostas aos países que identificaram uma nova cepa do coronavírus. A ideia, segundo ele, é evitar a chegada da mutação ao Brasil. 

"Vamos estar formalizando para o Ministro Pazuelo um pedido para que, em razão dos riscos sobre a mutação do coronavírus no Reino Unido e na Austrália, que o Brasil adote imediatamente medidas de regras restritivas em relação a entrada de pessoas que venham desses países. O objetivo é evitar que a gente tenha a importação desse novo vírus que sofreu mutação", destacou. 

Festas de final de ano 

Wellington Dias também confirmou que restrições às festas de final de ano serão mantidas no Piauí e que as fiscalizações devem ser reforçadas para evitar o descumprimento. Em regra estabelecida pelo COE, eventos e confraternizações não poderão ter mais do que 100 participantes e devem contar com itens como dispensadores de álcool em gel e máscaras. 

"Vamos ter restrições em relação a grandes eventos. Tínhamos eventos de 10 mil pessoas, no litoral, por exemplo. A regra que vai permanecer é a regra que já está no protocolo. Eventos com até 100 pessoas, onde for possível o distanciamento, uso de máscara", disse.

"Vamos trabalhar com as barreiras nas entradas do Estado, com a regra de exame e quarentena, e, ao mesmo tempo, mantendo o programa Busca Ativa", completou.

Fonte: Cidade Verde