Polícia

Gerente da Caixa em Teresina é alvo de extorsão e PF deflagra operação

Foto: Arquivo Policia FederalOperação da policia federal
Operação da policia federal

Um gerente da Caixa Econômica Federal foi vítima de extorsão por um grupo criminoso em Teresina (PI). Os suspeitos foram alvos da Operação Cherut, da Polícia Federal, nesta quarta-feira (11).

Os criminosos buscavam fraudar empréstimos bancários.  Conforme a Polícia Federal (PF), a quadrilha usava empresas de fachada e ameaça o gerente da instituição para desviar recursos.

Até às 9h30 desta quarta-feira (11), as equipes da PF cumpriram cinco mandados judiciais, sendo dois de busca e apreensão e dois de prisão temporária em São Paulo, além de um mandado de busca em Teresina. As ordens foram emitidas pela 3ª Vara Federal de Teresina.

As investigações iniciaram há seis dias, após a inteligência da Caixa Econômica Federal detectar fraudes em larga escala relacionadas à concessão de empréstimos.

Segundo a PF, o grupo criminoso recrutava algumas pessoas para criar empresas fictícias. Sob ameaças, o gerente da agência liberava empréstimos para essas empresas.

Já foram identificadas 35 empresas criadas nessas condições, resultando no prejuízo superior a R$ 3 milhões na linha de crédito Giro CAIXA, voltada para capital de giro de empresas.

Os envolvidos no esquema poderão ser responsabilizados pelos crimes de extorsão, falsificação de documentos, estelionato.

Uma mulher já havia sido presa em flagrante na última segunda-feira (9), quando tentava obter um empréstimo em uma agência da Caixa em Teresina, utilizando documentos e informações contábeis fraudulentas para uma empresa real.

Fonte: Redação