Cultura

Game of Thrones: The Spoils of War Review

Atenção: o texto abaixo contém spoilers da sétima temporada de Game of Thrones. Só leia se estiver em dia com a série.


O fim nunca pareceu tão doloroso para fãs de Game of Thrones, especialmente quando temos um episódio tão grandioso e bem construído quanto "The Spoils of War", quarto capítulo da sétima temporada. Sim, sabemos que a tendência é só piorar e que a angústia de que uma das maiores séries da TV está acabando vai aumentar. Mas, no fim das contas, essa é a graça, não é mesmo?

Jaime e Bronn observam o fim de Game of Thrones chegando.


É bom ter Bronn de volta, mesmo que seja para ver Jaime sendo um completo ingrato com o seu fiel mercenário. Poxa, ele bem que merecia um quartinho aconchegante no Jardim de Cima, mas o Comandante Lannister continua sensato (na medida do possível) e alinhado nos planos que ele e sua irmã definiram na busca pela vitória. Estamos no aguardo da sua reviravolta, Jaime. Ainda há esperanças.

Enquanto isso, continuo querendo saber se há algum termo no contrato do Corvo de Três Olhos em que diz que o "portador" de tais poderes teria que, automaticamente, tornar-se um chato insuportável. A presença de Bran permanece no mínimo estranha diante de todos os acontecimentos da série. Sabemos que ele e suas visões são importantes para o destino de muitos, mas é realmente necessário que ele seja tão indiferente? Suas atitudes, desde entregar a adaga para Arya até avisar Jon sobre os Caminhantes, não passam de mínimas obrigações.

Sansa bem que podia dar uma chacoalhada no seu irmão.


Após o retorno de Bran em Winterfell, é a vez de Arya Stark finalmente chegar em casa. O reencontro entre ela e Sansa é um dos momentos mais impactantes da série, simplesmente por representar tão bem o peso dos acontecimentos na vida de ambas. A reunião pouco calorosa entre as irmãs não só prova como elas evoluíram, como também o abismo que permanece entre elas. Essa ideia é reforçada após Sansa ver as habilidades de luta de Arya em ação no magnífico treinamento com Brienne. O que passou pela cabeça da irmã mais velha? Inveja, surpresa, desgosto?

Voltamos para a Pedra do Dragão para momentos que provavelmente trouxeram fortes emoções para os fãs do casal Daenerys e Jon. Ver o leve crescimento da confiança entre os dois é um passo na direção certa, além dos sensatos diálogos entre os dois estarem cada vez melhores obrigada Dany, por questionar o orgulho do bastardo. Ver Khaleesi pedindo a opinião de Jon após ser informada de suas derrotas no campo de batalha mostra sua verdadeira identidade que, nos últimos episódios, estava coberta por uma figura arrogante: uma jovem Rainha sem experiência de guerra, mas disposta a escutar todos que estão ao seu lado.

Mesmo assim, Daenerys decidiu seguir os conselhos da falecida Olenna Tyrell e "ser um dragão". Acompanhada por Drogon, Tyrion e seu exército Dothraki, ela realiza um ataque surpresa no batalhão de Jaime Lannister, que estava na Campina escoltando os suprimentos coletados no Jardim de Cima. É neste momento, meus amigos, que testemunhamos a batalha mais desesperadora de Game of Thrones, pelo menos até o momento. Toda essa tensão acontece porque esta é a primeira vez que temos um confronto cujo dois lados são compostos por personagens queridos, com adição das incríveis cenas de plano sequência e lutas bem coreografadas. Ao mesmo tempo que é empolgante ver Dany literalmente botando fogo em tudo, é também desesperador a ideia de que Jaime e Bronn poderiam virar churrasquinho de dragão.

Dracarys, meu querido Drogon.

O VEREDICTO

Marcado por uma batalha sufocante, "The Spoils of War" é uma grande consequência de tudo o que já aconteceu com cada um dos personagens ao longo da série. De reencontros até perdas iminentes, o quarto episódio da sétima temporada de Game of Thrones traz momentos significativos que prometem deixar o clima de Westeros ainda mais apreensivo.

Fonte: IGN Brasil