Teresina (PI)
Funcionários do SAMU recebem capacitação para o novo atendimento
O Serviço de Atendimento de Urgência Móvel (SAMU) de Teresina está implantando o Serviço de Gestão de Ocorrências (SGO), ferramenta eletrônica que vai substituir as fichas de papel possibilitando uma maior autonomia no atendimento aos pacientes.
Para que o sistema comece a operar, radioperadores, telefonistas e médicos do SAMU estão sendo capacitados para gerir o novo sistema. O novo programa vai permitir que o SAMU possua um banco de dados preciso em números de ocorrências, natureza de ocorrência e tempo de cada chamada.
De acordo com a coordenadora do SAMU, Ana Tecla Andrade, "o serviço atenderá da melhor forma os chamados da população e possibilitará a concepção de relatórios sobre quais hospitais recebem mais pacientes e quais os principais motivos de internação", destaca.
O sistema, que é baseado na fundamentação do Mistério da Saúde, ainda classificará o grau de risco das ocorrências e priorizara o atendimento aos pacientes mais graves. O treinamento que iniciou na terça-feira (15) tem a duração de 90 dias e atende cerca de 50 servidores do SAMU em turmas, no período da manhã e a tarde, três vezes por semana na sede da Prodater.
Fonte: Semcom/PMT