ALEPI

Francis Lopes propõe que a música Gospel seja uma manifestação cultural no Piauí

O deputado Francis Lopes (PRP) apresentou na Assembleia legislativa o Projeto de lei nº 103, de 25 de outubro de 2017, que altera a lei nº 4.997, de 30 de dezembro de 1997, e reconhece a música gospel como manifestação cultural no Estado do Piauí.
Na justificativa, o parlamentar informa que “o Gospel Moderno é nascido da interpretação de um artista solo acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental que responde pelo início da carreira de vários artistas norte -americanos. O Gospel surgiu após a Segunda Guerra Mundial.
Trata-se de uma base tradicional gospel americano com formato africano. Conforme as pesquisas, o gospel moderno se misturam aos hinos ocidentais e as raízes da África. Os escravos improvisam entre os antigos hinos e criam diferentes canções com hinos clássicos.
As igrejas negras pentecostais do sul dos Estados Unidos promoveram uma transformação na música. Os passos definitivos se deram com a grande migração para as cidades do norte como Chicago e Nova York, logo após a primeira Guerra Mundial.
O Gospel mudou ainda durante a década de 70 a 80 com o uso do sintetizador e a tecnologia. A partir do final da década de 60, grupos nacionais a exemplo dos Vencedores Por Cristo (VPC) começaram treinamento de músicos e viagens para divulgação.
Mercado – O mercado da música, segundo as pesquisas, mostra a música gospel movimenta hoje mais de R$ 1 bilhão por ano e tem uma estimativa de mais de 50 milhões de ouvintes no Brasil. É o segundo gênero mais ouvido no país.
Emerson Brandão – (26/10/2017)

O deputado Francis Lopes (PRP) apresentou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 103, de 25 de outubro de 2017, que altera a Lei nº 4.997, de 30 de dezembro de 1997, que reconhece a música Gospel como manifestação cultural no Piauí.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que a música Gospel moderna nasceu da interpretação de um artista solo acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental que responde pelo início da carreira de vários artistas norte-americanos. O Gospel surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com uma base tradicional de gospel americano com formato africano.

 

"Conforme as pesquisas, o gospel moderno se misturam aos hinos ocidentais e as raízes da África. Os escravos improvisam entre os antigos hinos e criam diferentes canções com hinos clássicos", escreveu o deputado.


As igrejas negras pentecostais do Sul dos Estados Unidos promoveram uma transformação na música. Os passos definitivos se deram com a grande migração para as cidades do norte como Chicago e Nova York, logo após a primeira Guerra Mundial.

O Gospel mudou ainda durante a década de 70 a 80 com o uso do sintetizador e a tecnologia. A partir do final da década de 60, grupos nacionais a exemplo dos Vencedores Por Cristo (VPC) começaram treinamento de músicos e viagens para divulgação.

O mercado da música, segundo as pesquisas, mostra a música gospel movimenta hoje mais de R$ 1 bilhão por ano e tem uma estimativa de mais de 50 milhões de ouvintes no Brasil. É o segundo gênero mais ouvido no país.

Fonte: Alepi