Esporte

Foi exigido de Jon Jones testes da VADA para ser licenciado no UFC 232

Entidade que regulamenta os esportes de combate no estado americano recebeu o torneio após Jones ter licença negada em Nevada por resíduos de Turinabol em exame de 9 de dezembro

A presença de Jon Jones no UFC 232, evento que acontece neste sábado e que foi transferido de Las Vegas para Los Angeles, se deu por conta de uma exigência da Comissão Atlética da Califórnia (CSAC): para lhe conceder a licença que o autorizaria a enfrentar Alexander Gustafsson em Los Angeles, Jones teria que aceitar se submeter aos testes antidoping da associação independente VADA (Associação Voluntária Antidoping) por um período de três a seis meses. Jones, que teve a presença residual do esteroide anabolizante Turinabol registrada em seu organismo em um exame feito no dia 9 de dezembro, e que havia se negado a fazer os testes da VADA no começo do mês, se viu obrigado a aceitar se submeter a este teste para receber a licença necessária por parte da CSAC para que pudesse se apresentar no evento. A informação foi veiculada em primeira mão pela "ESPN".

Foto: Jason SilvaJon Jones terá de se submeter aos testes da VADA por um período de três a seis meses
Jon Jones terá de se submeter aos testes da VADA por um período de três a seis meses

Ao aceitar se submeter tanto aos testes da USADA (Agência Antidoping dos EUA) e da VADA, Jon Jones tornou-se o primeiro atleta da história a passar pelos testes das duas entidades. Os custos dos procedimentos serão deduzidos da multa de US$ 205 mil que Jones teve de pagar ao ser flagrado no exame antidoping em julho de 2017.

A revelação da presença de metabólitos residuais de Turinabol no exame feito em 9 de dezembro fez com que a Comissão Atlética de Nevada (NAC) se recusasse a conceder a liceça para que Jon Jones lutasse em Las Vegas, forçando o UFC a buscar um novo local para que o evento acontecesse, já que não havia interesse em retirar a luta de Jon Jones do card do evento. No dia 23 de dezembro a CSAC concordou em permitir que Los Angeles recebesse o evento, e o UFC remanejou o card inteiro para a Califórnia, enxugando a agenda de eventos promocionais oficiais do torneio, retirando os tradicionais media day e treino aberto da programação.

O Combate transmite o UFC 232 ao vivo, na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 21h30 (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo e acompanha o restante do evento em Tempo Real.

UFC 232
29 de dezembro de 2018, em Los Angeles (EUA)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Alexander Gustafsson
Peso-pena: Cris Cyborg x Amanda Nunes
Peso-meio-médio: Carlos Condit x Michael Chiesa
Peso-meio-pesado: Ilir Latifi x Corey Anderson
Peso-pena: Chad Mendes x Alex Volkanovski
CARD PRELIMINAR (21h30, horário de Brasília):
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Walt Harris
Peso-pena: Cat Zingano x Megan Anderson
Peso-galo: Douglas D'Silva x Petr Yan
Peso-leve: B.J. Penn x Ryan Hall
Peso-galo: Nathaniel Wood x Andre Ewell
Peso-médio: Uriah Hall x Bevon Lewis
Peso-meio-médio: Curtis Millender x Siyar Bahadurzada
Peso-galo: Montel Jackson x Brian Kelleher

Fonte: SporTV Combate