Teresina (PI)

FMS cria Ambulatório para cuidar da saúde bucal dos bebês em Teresina

Foto: Ascom / FMSFMS cria Ambulatório para cuidar da saúde bucal dos bebês em Teresina
FMS cria Ambulatório para cuidar da saúde bucal dos bebês em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina implantou recentemente o Ambulatório do Bebê, voltado para cuidar da saúde bucal dos pequenos, com idade entre 0 e 36 meses. O serviço é coordenado por profissional odontopediatra e já está disponível à população todos os dias, a partir das 14horas, na Maternidade do Satélite, localizada na zona leste da capital.

Em Teresina, para que a população tenha acesso ao Ambulatório do Bebê, é necessário que o usuário se dirija à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa. “Ali, o bebê é atendido pelo dentista, que realiza procedimentos bucais básicos e, se constatar a necessidade de atendimento especializado, o encaminha ao Ambulatório”, explica a diretora da Maternidade, Luciana Sebim.

O presidente da FMS, Charles Silveira, afirma que a inauguração do ambulatório é um avanço na rede municipal de saúde. “Buscamos aperfeiçoar cada vez mais o serviço odontológico. Com o Ambulatório, pretendemos realizar ações de promoção e prevenção à saúde bucal dos bebês, mas também atividades curativas para limitar os danos causados pela cárie dentária”.

O Ambulatório irá ofertar diversos serviços, a exemplo de restaurações, cirurgia da língua presa, tratamento de canal e exodontia. “A cárie, por exemplo, é a doença crônica mais prevalente na infância, mas há outros problemas que surgem nos primeiros meses de vida e que serão tratados e prevenidos aqui. Esse serviço é uma iniciativa muito boa da FMS”, afirma a odontopediatra Sílvia Vilarinho.

Segundo a chefe do Núcleo Hospitalar e dos Centros de Especialidade Odontológica da FMS, Ana Clarissa Cavalcante,  há uma falsa ideia de que dentes de leite, por serem temporários, não precisam de cuidados. “É preciso fazer a higienização dos dentes dos bebês desde o surgimento destes, para evitar, por exemplo, a cárie precoce da infância e outros problemas”, afirma.

Ela alerta ainda para os cuidados com os dentes de leite, algo fundamental para a saúde bucal dos bebês. “Quando o bebê nasce, pode-se fazer a higiene da boca com água e gaze. Após o nascimento dos primeiros dentes de leite, usar fralda e acrescentar um pouco de creme dental com flúor. E quando nasce os dentes molares decíduos, pode introduzir a escova de dente”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Teresina