Política

Firmino Filho diz que retorno de Sílvio Mendes ao PSDB não é garantia de ser candidato

Foto: Roberta AlineFirmino Filho diz que retorno de Sílvio Mendes ao PSDB não é garantia de ser candidato
Firmino Filho diz que retorno de Sílvio Mendes ao PSDB não é garantia de ser candidato

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), garantiu que o processo de escolha do nome do PSDB para as eleições municipais ainda está em curso e o retorno de Sílvio Mendes (sem partido) a sigla não é garantia de ser o candidato. 

Semana passada, Sílvio Mendes confirmou a lideranças políticas que voltará a se filiar ao PSDB. Ele estava no Progressistas, mas saiu do partido. 

Para o prefeito, o fato determinante para a definição do nome será as novas rodadas de pesquisas qualitativas. Firmino cita as eleições de 2004 como semelhantes a de 2020. Ele lembrou que na campanha de 2004 Freitas Neto liderava as pesquisas de intenções de votos, mas o nome escolhido foi o do Silvio Mendes por apresentar potencial de crescimento, naquela época, nas amostragens qualitativas. Sílvio foi para o segundo turno com Adalgisa Moraes Sousa, esposa do prefeito Mão Santa, e ganhou as eleições.     

"Em 2004, as pesquisas quantitativas apontavam um candidato com maior intenção de votos era Freitas Neto, e acabamos escolhendo Sílvio Mendes, porque a análise qualitativa nos dava um potencial maior para Sílvio ganhar eleição. Por isso que a pesquisa quantitativa a essa altura é jogar dinheiro fora, a boa mesmo e bem feita é a qualitativa, e precisa ser uma qualitativa com método".

Firmino Filho disse que a volta de Silvio Mendes ao PSDB é bom para ambos. 

"É bom para o PSDB e é bom pra ele (Sílvio Mendes) e é bom que está todo mundo junto".

Ao ser questionado se a nova filiação facilita a escolha do nome de Sílvio, Firmino disse: "O processo está em marcha e vai escolher o candidato e no início de março vamos anunciar".

Sobre o perfil do candidato, ele destacou: "Precisa ser gestor, que tenha capacidade de fazer uma boa campanha, de ser um bom prefeito e represente a nossa equipe e tenha capacidade de fazer enfrentamento dos grandes desafios que a cidade tem".

O prefeito disse ainda que a escolha está difícil, devido ter uma lista de nomes. "Está difícil porque tem muito nomes bons, cada um com suas qualidades e pontos fortes. e a gente precisa ter paciência e está reproduzindo um processo de 2004". 

Firmino garantiu que o candidato não será uma escolha pessoal. 

"Vai pesar o posicionamento da cidade e o perfil que a cidade espera do nosso candidato. Não será uma escolha pessoal".

Fonte: Cidade Verde