Esporte

Filho de Baiano, ídolo do Náutico, trilha o caminho do pai nos "gramados virtuais"

Foto: Biribondo e-SportsGeraldo Margon, jogador de Fifa Pro Clubs, estará presente no 11x11 Pro League Brasil, que acontece neste final de semana, em Vitória, no Espírito Santo
Geraldo Margon, jogador de Fifa Pro Clubs, estará presente no 11x11 Pro League Brasil, que acontece neste final de semana, em Vitória, no Espírito Santo

O meia-atacante Baiano fez fama no Náutico, na década de 80, quando se tornou um dos maiores goleadores da história do clube pernambucano. Agora, o seu filho tenta trilhar o caminho pai, mas nos "gramados virtuais". O capixaba Geraldo Margon estará presente no 11x11 Pro League Brasil, que acontece neste final de semana, na DXC Mega Arena, localizada na enseada do Suá, em Vitória.

O torneio do modo Pro Clubs do game Fifa 19, do Playstation 4, será um dos mais importantes da carreira de menos de um ano do jogador, que passou pela equipe Fênix e atualmente está no Biribondo e-Sports, onde já foi campeão da Série C do Brasileirão da EFA.

Morador de Vila Velha e com 34 anos, Geraldo divide as atividades da sua empresa de reciclagem com os treinos e jogos do time de Pro Clubs. Tudo isso com o apoio da sua esposa. O capixaba lembra que quando era jovem não tinha noção do que o seu pai representa para o futebol.

- Quando se é criança a gente não percebe muito isso. A gente só tem noção da magnitude do que seu pai representa quando se chega na idade adulta. Por tudo o que ele fez pelo Náutico e o peso da representatividade também para o futebol capixaba. Quando a gente vai com a família para Recife, a gente não consegue andar na rua de tão bem tratado que ele é. São fotos, vídeos, entrevistas… É um orgulho representar o meu pai nos gramados virtuais, mesmo fazendo uma função mais recuada (Geraldo joga de volante), ao contrário dele que era um goleador nato.

Geraldo abre mão da carreira no futebol pela família

Filho do ex-craque Baiano, Geraldo tentou a carreira de jogador de futebol quando era jovem. O capixaba chegou a atuar na base do Rio Branco-ES e da Desportiva Ferroviária, mas teve que abandonar a carreira quando a sua mãe foi vítima de um erro cirúrgico e a família teve que se mudar para Brasília.

- Infelizmente a vida nos prega peças. Eu jogava em clubes capixabas, fui campeão da Copa A Gazetinha, mas a minha mãe foi vítima de um erro cirúrgico, ficou em estado vegetativo e a nossa família teve que ir morar em Brasília, dentro de um hospital, com ela. A nossa luta durou quatro anos, quando ela faleceu. Então tudo isso mudou os nossos objetivos e o futebol ficou em segundo plano.

11x11 Pro League Brasil

Na primeira fase do 11x11 Pro League Brasil, que acontece em Vitória, o Biribondo E-sports, do volante Geraldo Margon, terá pela frente o time capixaba do Bulldozer E-sports e o baiano do Trivoltz FC, no Grupo A.

Avançam para as quartas de final apenas os primeiros de cada grupo. Os quatro melhores segundos colocados vão para a repescagem, em forma de mata-mata, e quem for campeão se junta nas quartas. A partir daí (quartas, sêmis e final), as disputas serão em jogos de ida e volta.

Geraldo acredita que o fato do torneio ser presencial pode ser uma pressão a mais para os jogadores.

- Será um torneio muito difícil, com equipes do Brasil inteiro, vai ter o Santos, vai ter o Havan, que é uma equipe fortíssima. Mas não podemos deixar de reconhecer o trabalho que estamos fazendo no Biribondo, com o nosso treinador exigindo bastante da gente. Mas no presencial tem um ingrediente diferente. Porque o jogador não estará no conforto da sua casa e sim em uma arena lotada, com torcida contra ou a favor. Então tem jogador que não está acostumado com isso e pode sentir a pressão - finalizou o jogador.

Fonte: Gazeta Esportiva