Gente Eficiente

Ferramenta do Google ajuda pessoas com deficiência cognitiva

Nesta quarta-feira (2), o Google anunciou uma nova ferramenta que está em fase de testes, chamada Action Blocks. Com ela, é possível adicionar comandos do Google Assistente à tela inicial de telefones e tablets Android, e aí cada comando é representado por uma imagem personalizada e pode ser controlado com apenas um toque. Assim, quando um usuário toca no ícone de um táxi do Action Block, o sistema pode solicitar um carro na hora, por exemplo. A ideia é ajudar pessoas com algum tipo de deficiência cognitiva a viver de forma mais independente.

"Pense na última vez em que você fez algo aparentemente simples no telefone, como reservar um carro compartilhado. Para fazer isso, você precisava desbloquear o telefone, encontrar o aplicativo certo e digitar o local de retirada. O processo exigia que você lesse e escrevesse, lembrasse de suas seleções e se concentrasse por vários minutos. Para as 630 milhões de pessoas no mundo com algum tipo de deficiência cognitiva, não é tão fácil. Então, estamos testando como o Assistente e o Android podem trabalhar juntos para reduzir a complexidade dessas tarefas para pessoas com deficiências cognitivas", explica a equipe do Google, no Blog norte-americano destinado às notícias que envolvem a empresa.

A equipe do Google conta que o pesquisador Lorenzo Caggioni usou o Google Assistente para criar um dispositivo chamado DIVA para seu irmão Giovanni, que é deficiente visual, deficiente auditivo e tem Síndrome de Down. O DIVA torna as pessoas com deficiência mais autônomas, ajudando-as a interagir com o Assistente de maneira não-verbal. Em um vídeo lançado no YouTube, dá para ver melhor como a plataforma funciona na prática:

E aí foi justamente essa plataforma DIVA que serviu como ponto de partida do Action Blocks. A ferramenta em fase de testes pode habilitar qualquer coisa que o assistente possa fazer, com apenas um toque: ligar para um familiar, compartilhar a localização, assistir ao programa favorito e até mesmo controlar as luzes da casa.

"O Action Blocks é o primeiro de nossos muitos esforços para capacitar as pessoas com deficiências cognitivas, ajudá-las a obter independência, conectar-se com seus entes queridos e se envolver com o mundo como elas são", aponta a equipe do Google. No blog, eles ainda colocaram um gif de como a ferramenta funciona:

O produto ainda está em fase de testes, e o Google incentiva que profissionais da área da saúde ou familiares de alguém com uma deficiência cognitiva que pode se beneficiar com a plataforma façam parte do programa beta. Para se inscrever, é preciso acessar este formulário (apenas em inglês, por enquanto).

Fonte: Canaltech