Geral

Exposições em SP oferecem viagem no universo da exploração espacial

Foto: ReproduçãoExposições em SP oferecem viagem no universo da exploração espacial
Exposições em SP oferecem viagem no universo da exploração espacial

Há mais de 50 anos, mais precisamente no dia 20 de julho de 1969, o homem pisou pela primeira vez na Lua. De lá para cá, e depois de mais algumas missões no nosso satélite natural, o ser humano ainda não conhece tudo sobre esse gigante aparentemente minúsculo quando observado da Terra.

Além de já termos explorado a Lua, Marte é o primeiro planeta na mira das missões espaciais tripuladas. O programa Artemis, que deve levar novamente tripulantes para o nosso satélite natural a partir de 2024, e pela primeira vez uma mulher na equipe, terá como um dos objetivos preparar o caminho de missões tripuladas para o planeta vermelho.

Duas exposições para explorar o espaço

Para entrar no clima das explorações espaciais, o Santander está patrocinando duas exposições interessantes sobre o tema. A primeira delas acontece no Farol Santander de São Paulo (SP) e apresenta como temática o Futuro Espacial e as futuras missões de exploração da Lua e de Marte.

Já o Space Adventure, pela primeira vez aqui no Brasil, expõe equipamentos originais da NASA e da Apolo 11, a missão tripulada que pousou na Lua. Além de poder conhecer esses artefatos, os visitantes poderão ver de perto maquetes e miniaturas impressionantes de viagens espaciais.

Onde e quando?

No caso do Farol Santander, os interessados podem conferir os 2 andares de exposição de terça-feira a domingo, das 9h às 20h. Os ingressos custam R$25,00 e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou no site da programação. O espaço está disponível desde o dia 23 de julho e ficará acessível ao público até 5 de dezembro de 2021.

A classificação indicativa é livre, então isso significa que a criançada está convidada. Crianças de até 2 anos e 11 meses estão isentas do pagamento do ingresso, a partir de 3 anos elas pagam meia entrada e, de 12 anos em diante, é preciso apresentar o RG e a carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Para o Space Adventure, a data limite para visitação é 26 de outubro de 2021 no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP). Os ingressos podem ser adquiridos diretamente no site da programação nas mesmas condições da outra exposição patrocinada pelo Santander.

Configura a programação dessas duas exposições logo abaixo:

Programação: Futuro Espacial

A programação do Futuro Espacial conta com dois andares para os visitantes explorarem. No primeiro, a Lua é o centro das atenções, bem como os primeiros passos do homem para chegar até o satélite natural da Terra.

Já o segundo andar da exposição é focado na missão da NASA de exploração a Marte, com destaque para a apresentação do programa Artemis, que pretende realizar viagens tripuladas para o planeta vermelho até 2024.

Confira detalhes de cada uma dessas exposições, bem como as informações importantes, para você aproveitar ainda mais esse passeio.

Estação Lua – 23º andar

Já faz mais de 50 anos desde a 1ª vez que o homem pisou na Lua e faz muito tempo que não voltamos para lá. Por que surgiu esse desejo de fazer uma nova viagem para o nosso satélite natural?

Dessa vez, o objetivo é voltar para ficar. A NASA está se organizando para, de maneira mais eficaz, estabelecer uma presença humana fora da Terra. A agência espacial norte-americana estuda formas de viabilizar essa missão tanto do ponto de vista científico como econômico.

A exposição do Farol Santander vai deixar isso mais claro com uma réplica de três metros do Foguete SLS, aquele que será usado nas próximas missões para a Lua e Marte. O andar também exibe uma réplica fiel, mas reduzida, da cápsula de Orion (com 1,4 metro de diâmetro), nave utilizada em lançamentos em 2014. É claro que um traje espacial do futuro também estará em exposição para os visitantes.

O andar com foco na Lua também vai ter um ambiente muito semelhante ao experimentado pelos astronautas em solo lunar. O som ambiente é mais grave, a iluminação cria o clima que encontramos no satélite e adesivos com texturas poderão enganar até os mais perspicazes. Os visitantes poderão até mesmo deixar as suas pegadas registradas no chão, como se estivesse pisando na própria Lua.

Tudo isso é muito bacana, mas ainda há o outro andar da exposição.

Estação Marte – 22º andar

Se ainda não está claro por que a NASA e seus parceiros estão organizando uma missão para explorar novamente a Lua, entender por que queremos ir a Marte talvez seja ainda mais confuso. Mas tudo se resume a uma única palavra: inspiração.

No passado, o programa Apollo, que desbravou o espaço sideral e levou o homem à Lua pela primeira vez, inspirou uma geração de jovens. Esse foi um combustível impressionante para a consciência americana, que provocou uma revolução não apenas na Ciência e na Tecnologia, mas também na paixão pela exploração e descoberta.

Portanto, explorar a Lua e Marte é uma missão da NASA importante para servir de exemplo incomparável do que o ser humano é capaz de fazer quando tem vontade e motivação.

O Farol Santander mais uma vez transmite essa ideia com sua exposição, fazendo os visitantes viverem de perto a sensação que os astronautas terão ao desembarcarem no planeta vermelho. O ambiente foi totalmente customizado para imitar Marte, apresentando uma atmosfera rochosa, tons terrosos e paredes cobertas com imagens de montanhas distantes.

O programa Artemis é o destaque dessa parte da exposição. Essa missão pretende levar tripulantes para Marte até 2024, incluindo a 1ª mulher astronauta. A mostra tem uma réplica do rover Perseverance, robô que está em missão no planeta vizinho desde o começo do ano.

O andar também tem uma réplica da sonda New Horizons, que foi criada para explorar as longínquas fronteiras do Sistema Solar. Outro projeto interessante em exposição é o conhecido telescópio Hubble, responsável por já ter feito algumas das mais belas fotografias registradas pelo homem e que está em órbita há 30 anos.

Programação: Space Adventure

Já o Space Adventure, localizado no estacionamento do Shopping Eldorado, oferece uma tenda gigantesca de 2.600 m² para apresentar os mais de 300 itens originais da NASA e 20 réplicas quase perfeitas. Uma delas é a cápsula Apollo 11, a espaçonave da missão tripulada que pousou pela primeira vez na Lua na década de 1960.

Outro destaque da exposição é o “ROVING” em tamanho real, o veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “Buggy lunar” que também explorou o nosso satélite. A mostra também traz réplicas das naves TITAN e JUNO para quem quer conhecer mais de perto o funcionamento dessa maravilha da tecnologia e ciência.

Vale ressaltar que toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também estará em exposição no Space Adventure. Isso inclui primeiros computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, painéis de controle das naves, rádios usados para a comunicação entre as naves e a Terra, além de câmeras de fotografia, cinema e aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos.

Todos esses itens estão sendo expostos pela primeira vez no Brasil e foram reunidos a partir do acervo da NASA em parceria com o Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE de Hutchinson, Kansas (EUA). Portanto, trata-se de uma chance imperdível para os amantes de tecnologia e exploração espacial.

Fonte: Farol Santander