Cultura

Exposição imersiva coloca visitante ‘dentro’ das obras de Van Gogh

Foto: ReproduçãoObra de Vincent Van Gogh
Obra de Vincent Van Gogh

As obras de Vincent Van Gogh ganharam nova ‘cara’. Na exposição imersiva Paisagens de Van Gogh, oito obras imortais do pintor holandês são recriadas com a ajuda de murais interativos, projeções, espelhos, música, realidade virtual e aumentada.

Projeto da consultoria YDreams Global, a mostra estará em exibição entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro no vão central do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP), com entrada gratuita.

Em oito ambientes diferentes, os visitantes se sentem ‘dentro’ de algumas das principais pinturas de Van Gogh. A obra Noite Estrelada Sobre o Ródano, por exemplo, inspirou uma sala circular revestida por um mural digital, com efeitos de realidade virtual. Em outro espaço, o público sente até aromas que remetem à pintura Flor de Íris. Os visitantes também podem usar um filtro para fazer selfies no estilo das obras de Van Gogh.

+ Site que transforma sua foto em um retrato renascentista é nova febre da internet

Cada ambiente conta ainda com áudios de cartas escritas por Van Gogh para seu irmão e sua cunhada, ao longo da vida. “Suas obras com céus estrelados, campos de girassóis, plantações que parecem balançar ao vento, com cores ousadas e traços a frente de seu tempo, nos inspiraram a definir o conceito visual desta exposição”, afirma Karina Israel, idealizadora e curadora da exposição, em comunicado.

A exposição paulistana é semelhante a outra mostra imersiva, esta produzida pelo Atelier des Lumières, em Paris, na França. Até o final do ano, o espaço parisiense exibe as paisagens de van Gogh em murais digitais de até 10 metros de altura, do chão ao teto. 

Fonte: Época