Mundo

Eve pode ter tamanho da Embraer em dez anos, diz presidente da fabricante aeronáutica

Foto: Reprodução?Evento de estreia da Eve, da Embraer, na Bolsa de NY
Evento de estreia da Eve, da Embraer, na Bolsa de NY

A Eve, startup de carros voadores elétricos da Embraer, almeja a liderança global em seu negócio, com a proposta de resolver dois problemas chave da sociedade: o trânsito caótico das grandes cidades e a necessidade de reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera. "Em dez anos, a Eve pode ter o tamanho da Embraer hoje", disse o presidente da fabricante brasileira de aviões, Francisco Gomes Neto, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

A Eve listou hoje suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), sob o código EVEX. Enquanto executivos e investidores participavam do evento de lançamento, com direito a um simulador do eVTOL – seu carro voador, em Wall Street, as ações da startup estrearam nos EUA com queda de cerca de 23,5%, cotadas a US$ 8,66.

A forte baixa tem por trás a perspectiva de longo prazo do negócio da Eve, que deve entrar em serviço somente em 2026. A listagem na Nyse ocorre após a startup da Embraer unir seus negócios com a norte-americana Zanite, uma companhia de propósito específico de aquisição (Spac, na sigla em inglês), voltada ao setor de aviação. A aprovação do casamento ocorreu na sexta-feira passada, como antecipou o Estadão/Broadcast.

De acordo com o presidente da Embraer, a associação com a Zanite ajudará a acelerar o negócio da Eve. A empresa já tem 1,8 mil cartas de intenção que somam US$ 5,4 bilhões em pedidos feitos por 17 clientes de diversas regiões do mundo, dentre eles, operadores de avião e empresas de leasing.

Fonte: Estadão