PIAUÍ

Estudante de 12 anos é governadora do Piauí por um dia

Foto: DivulgaçãoA iniciativa é parte da campanha #MeninasOcupam com a finalidade de apoiar a causa do empoderamento das meninas e a igualdade de gênero.
A iniciativa é parte da campanha #MeninasOcupam com a finalidade de apoiar a causa do empoderamento das meninas e a igualdade de gênero.

O Piauí ganhou, nesta quinta-feira (24), uma jovem governadora. Com apenas 12 anos, a estudante Brenda foi empossada como a chefe do Executivo estadual por um dia. A iniciativa é parte da campanha #MeninasOcupam, aderida pelo Governo do Estado com a finalidade de apoiar a causa do empoderamento das meninas e a igualdade de gênero.

Brenda reside na zona rural de Teresina e cursa o 7º ano do ensino fundamental. “É uma experiência única. Estou aqui representando a minha comunidade e trouxe algumas demandas. Mostrei um pouco da nossa realidade na zona rural, como são as escolas e como vivemos. Fico feliz pela oportunidade de fazer algo pela minha região e por saber que também podemos ocupar espaços e cargos importantes”, disse a estudante.

Algumas das solicitações da jovem governadora foram prontamente atendidas pelo governador Wellington Dias. O chefe do Executivo estadual autorizou a implantação do ensino profissionalizante e a construção de um campo de futebol na zona rural leste da capital. “Essa é uma importante causa que o Piauí aderiu e nos traz muito orgulho. É um trabalho que empodera meninas e mulheres, busca criar uma consciência para a abertura de espaços às mulheres e dá a elas a oportunidade de apresentar propostas para a melhoria da sua região. Temos hoje uma menina governadora, uma vice-governadora e ainda uma deputada estadual nos mostrando sua visão e ganhando conhecimentos que serão valiosos para elas”, destacou o gestor.

#MeninnasOcupam

A campanha #MeninnasOcupam é realizada pela ONG Plan International e visa estimular o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos. Em todo o mundo, meninas participam da iniciativa, ocupando cadeiras de presidentes, CEOs e apresentadores de TV durante um dia. Ao ocupar esses espaços, onde raramente são vistas e ouvidas, as meninas chamam a atenção de governos para derrubar as barreiras que afetam milhões de meninas em todo o mundo.

Neste ano, foram eleitas 22 meninas para ocupar espaços em órgãos estaduais, municipais e em emissoras de rádio e TV. “A Plan desenvolve vários projetos sociais na zona rural de Teresina e em outubro temos a campanha #meninasocupam, na qual uma menina é escolhida para ocupar um cargo de liderança por um dia, conhecendo como é a rotina de um governador, de um prefeito, de um secretário. O objetivo é que elas possam acreditar que um dia podem ser uma líder e também serem ouvidas”, pontuou a gerente da Unidade de Programas da Plan em Teresina, Geyse Costa.

Dia Estadual das Meninas

Após a posse da governadora mirim, foi realizado, no Palácio de Karnak, o ato solene de sanção da lei que institui o Dia Estadual das Meninas, projeto de autoria da deputada estadual Lucy Soares.

A data passa a ser comemorada anualmente no dia 11 de outubro. A proposta, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, tem como finalidade realizar palestras, roda de conversas, seminários e companhas de mobilização que difundam os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e adolescentes.

Fonte: Governo do Estado do Piauí