Saúde

Entenda como as cores influenciam na alimentação

Foto: Pixabay/ fotos gratisComo as cores influenciam na alimentação
Como as cores influenciam na alimentação

É consenso a necessidade ter, no mínimo, cinco cores no prato. E que, quanto mais colorido for, mais nutrientes ele tem. O curioso é notar como essas cores fazem você se sentir. Dependendo do que há no prato, é possível se sentir feliz, animado, equilibrado, calmo... 

A verdade é que as cores nos transmitem sensações a todo o tempo. A psicologia das cores é muito importante para aprendermos, para além da nossa saúde física, sobre as relações de bem-estar que travamos com os alimentos. 

Vermelho é revigorante e ajuda na vida sexual

Alimentos de cor vermelha, além de oferecerem vitamina C e antioxidantes, também são ótimos para dar vitalidade e energia. A cor vermelha é boa para ter em um prato em dias frios, pois transmite a sensação de calor. 

Para quem quer dar uma apimentada na vida sexual, o vermelho é o mais indicado, pois estimula o erotismo e o desejo. Também é indicado para combater a depressão e o cansaço, acelera o metabolismo e é bom para pessoas com anemia. Ainda é excelente para melhorar o sistema circulatório e a pressão baixa. 

Rosa é bom para casais e remete à infância

A cor rosa é muito boa para estimular a afetividade e remete a gente a lembranças da nossa infância. Ela nos faz sentir mais amorosos, gentis e doces Os alimentos rosados também são muito indicados para mulheres que queiram engravidar, pois energiza o sistema reprodutor feminino. 

Laranja abre apetite 

O laranja é uma boa opção para pessoas que não comem bem e possuem transtornos alimentares, como anorexia, pois é uma cor que abre o apetite e estimula a alimentação. Ela também aumenta a autoestima e melhora a timidez, pois nos transmite coragem e bem-estar. É outra cor boa para a depressão, além de promover a dilatação dos brônquios, para quem tem problemas respiratórios. 

Amarelo aguça a inteligência e criatividade

Precisa se concentrar? Talvez um bom amarelo no seu prato ajude. Essa cor estimula as faculdades mentais, como a inteligência e a criatividade. Por isso, é muito recomendado comer antes daquela rotina de estudos. Alimentos amarelos transmitem alegria e vitalidade e ajudam a dar uma turbinada no humor. 

Verde minimiza compulsões e tranquiliza

O verde é a cor da tranquilidade, do frescor e da saúde. E é tudo isso que os alimentos verdes transmitem a nós na hora de uma refeição. Além possuírem clorofila, que traz vários benefícios à saúde, e serem fonte de fósforo e ferro, eles nos induzem ao bom humor e à calma. Por seu efeito tranquilizador, são muito indicados para pessoas que têm compulsão alimentar, já que também trazem a sensação de estabilidade e equilíbrio. 

Roxo ajuda na concentração e traz bem-estar

Os alimentos roxos e lilás possuem propriedades de bem-estar e energização, pois atuam diretamente em nosso sistema nervoso. Também ajudam na concentração e na consciência corporal, trazendo uma sensação de tranquilidade e sendo muito indicados para pacientes com câncer. Também previne o envelhecimento das células e protege o coração. 

Branco traz suavidade e leveza

Ao comer alimentos de cor clara você poderá perceber uma sensação de paz, leveza e tranquilidade. Também é bom para “se soltar” e ter uma sensação agradável e tranquila.

Fonte: ESTADÃO CONTEUDO