Esporte

Entenda a eterna polêmica co cenário brasileiro de LoL, CBLoL

Foto: Riot GamesTroféu CBLoL 2018
Troféu CBLoL 2018

Uma questão que intriga grande parte dos fãs de League of Legends no país é: afinal, há diferença, no ponto de vista da Riot Games, em ser campeão do primeiro ou do segundo split do CBLoL? A resposta, que vai além da vaga no Mid-Season Invitational em um e no Mundial em outro, é sim. Embora soe estranho à primeira impressão, são considerados campeões brasileiros somente aqueles que conquistam a segunda etapa do torneio.

É evidente que, na visão dos jogadores, o segundo split tem mais prestígio. O Mundial é a maior competição que qualquer atleta de League of Legends pode disputar. Tem mais peso que o MSI. Porém, as duas etapas do CBLoL são idênticas: mesmo número de jogos na Fase de Pontos, mesmo formato nas eliminatórias (MD5 na semifinal e na final). Simétricas, mas só na teoria.

- O campeão brasileiro é o do segundo split. Assim como o campeão mundial é o do Worlds. É uma discussão acirrada, mas passa pelo calendário, pela estrutura do torneio. Temos duas temporadas em todas as ligas. No formato que temos, o campeão é o do final do ano - explicou Carlos Antunes, diretor de eSports da Riot Games no Brasil, em entrevista ao SporTV.com.

Ou seja: até hoje, a única organização bicampeã brasileira de League of Legends, até hoje, é a KaBuM - campeã em 2014 e em 2018. Também podem se chamar dessa forma a paiN Gaming (2015), a INTZ (2016) e a Team oNe (2017). Os Intrépidos têm a chance de chegar a esse status diante do Flamengo, sábado, em final que será transmitida pelo SporTV.com e pelo SporTV 2, a partir das 13h (de Brasília).

Isso, é claro, não tira a supremacia geral da INTZ - tetracampeã do CBLoL (mas não BRASILEIRA, por mais estranho que isso pareça). Também não anula os títulos da vTi Ignis (2012) e da paiN Gaming (2013), quando ainda não existia o conceito de dois splits, e o CBLoL era um só. Nestas temporadas, especificamente, não houve participação brasileira no Mundial (embora este já tivesse começado em 2011).

A nomenclatura de primeiro e segundo split começou em 2015, ainda que o conceito da divisão já tenha sido usado no ano anterior. Em 2014, cada etapa tinha um nome diferente (1ª: Liga Brasileira - Série dos Campeões / 2ª: Campeonato Brasileiro – Final Regional).

A decisão do próximo sábado, na Jeunesse Arena, será a segunda no Rio de Janeiro. Em 2014, KaBuM e CNB disputaram o título no Maracanãzinho. De lá para cá, o segundo split foi decidido também na Arena do Palmeiras (2015), no Ginásio do Ibirapuera (2016), no Mineirinho (2017) e no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre (2018).

Fonte: E-SporTV