Teresina (PI)
Elmano Férrer anuncia processo seletivo com 300 vagas para professores temporários
O prefeito Elmano Férrer anunciou hoje, 30, a realização de um processo seletivo simplificado com a oferta de 300 vagas para professor temporário. O edital está em fase de elaboração e os selecionados serão contratados pelo período de um ano, podendo o contrato ser prorrogado por igual período. Com isso a Prefeitura de Teresina cumpre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região, em que a administração municipal se comprometeu a substituir os terceirizados por servidores concursados.
O secretário municipal de Educação, Ribamar Torres, explica que o edital do processo seletivo simplificado deverá ser publicado nas próximas semanas. Durante o período em que os professores temporários estiverem em sala de aula a Prefeitura de Teresina articulará a realização de mais concursos para vagas efetivas.O primeiro passo rumo a esse objetivo já foi dado pelo prefeito Elmano Férrer que enviará à Câmara Municipal o projeto de lei que pede a criação de mais 1.200 vagas de professores da rede municipal de ensino. "Estamos trabalhando para que em 2012 seja realizado mais um concurso para professor efetivo", comenta Ribamar Torres. Atualmente a rede municipal de ensino conta com 2.200 professores efetivos.
Outra medida adotada pela Prefeitura com a meta de preencher as vagas antes ocupadas pelos funcionários terceirizados foi conceder o segundo turno para os professores efetivos com carga horária semanal de 20h. A duplicação da jornada de trabalho foi optativa e o prefeito Elmano Férrer aponta como vantagem o fato dos professores terem seus salários também elevados. "Estamos cumprindo, dentro do prazo, todos os compromissos acordados com Procuradoria do Trabalho", enfatiza Elmano.
Em 2010 a Prefeitura realizou concurso público para o preenchimento de 369 vagas, sendo 339 pra professor e as demais para pedagogos que já foram todos convocados e já estão atuando nos quadros da Semec. Além do certame realizado no ano passado, o prefeito Elmano Férrer ainda prorrogou o prazo de validade do concurso para professor realizado em 2009 o que permitiu a convocação de mais 260 professores das mais variadas áreas de ensino que estão atuando em turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental.
A Prefeitura de Teresina liberou esta semana R$ 5,2 milhões para o pagamento de verbas trabalhistas de 1.700 funcionários que haviam sido contratados, de forma terceirizada, pela Secretaria Municipal e Educação (Semec).
Fonte: Prefeitura de Teresina