Maranhão

EGMA certifica novos servidores em curso de Formação Básica em Rotinas do Detran

Foto: DivulgaçãoAlunos participam de formação na EGMA
Alunos participam de formação na EGMA

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou na tarde dessa quarta-feira (24) a “Formação Básica em Rotinas do Detran”. A capacitação que teve início na manhã da segunda-feira (22) foi direcionada aos candidatos aprovados no último concurso realizado pelo Departamento e integra o calendário de atividades voltadas para o aperfeiçoamento de 83 novos servidores que atuarão nos Postos Avançados de Atendimento da Região Metropolitana de São Luís.

O diretor da EGMA, Odair José, parabenizou os novos servidores e os convidou a continuar buscando os cursos oferecidos pela Escola, pois capacitar todos os servidores do Estado é o grande pilar do trabalho desenvolvido pela instituição. “É uma alegria enorme para a EGMA estar participando da formação dos novos servidores do Detran e saber que contribuímos para que serviços de qualidade sejam entregues à população”.

Durante três dias, os servidores conhecerão o funcionamento do Detran-MA nas áreas de Habilitação, Veículos, Rotinas Administrativas e de Educação para o Trânsito. Os servidores também foram capacitados a cerca do Estatuto do Servidor, Direitos e Deveres e Planos de Carreira e sobre o Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado (Funben), além de receberem treinamento sobre a importância da formação na gestão pública.

A diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, esteve presente na abertura da formação e explicou que o investimento do Departamento na capacitação dos servidores é algo permanente. “Buscamos investir na qualificação dos servidores com o objetivo de oferecer serviços de excelência à população. O treinamento voltado para os novos servidores permite que eles tomem conhecimentos específicos de cada setor do Departamento, além de promover a interação entre eles”, explicou.

Durante a formação, a instrutora da EGMA, Edilene Diniz, ministrou a palestra “Compliance”, termo que implica em agir em conformidade com as regras definidas pelas instituições. “O Compliance é muito importante no serviço público, pois é uma prática corporativa que visa assegurar que as condutas internas estejam em sintonia com os padrões éticos, imprescindíveis ao desenvolvimento de um trabalho integro, honesto e responsável”, afirmou.

Diretoria EGMA e Detran-MA (Foto: Divulgação)

De acordo com Tatiane Coelho Bernardes, uma das novas servidoras do Detran, que participou do curso, a formação oferecida na EGMA tem sido muito enriquecedora. “A capacitação foi excelente, pois os conhecimentos adquiridos no curso serão cruciais para a nossa atuação e excelência no trabalho que vamos prestar à população”, avaliou.

Karen Martelli também foi uma das alunas e acredita que a formação recebida será essencial para o desenvolvimento das suas atividades no Detran. “Entramos no curso com algumas dúvidas e recebemos nesses três dias uma carga excelente de informações, que serão úteis no exercício das nossas atividades, como servidores estaduais, prestando um serviço de qualidade à população”, afirmou.

Sobre a capacitação

As atividades realizadas totalizaram 24 horas de treinamento. Todos os servidores receberam a certificação da EGMA. Os demais servidores estão sendo capacitados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), conforme suas respectivas lotações.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão