Geral

Ecocachos: jovens criam aparelho para mulheres em transição capilar

A ferramenta foi idealizada por Thamyris Costa após experiências ruins em salões de cabeleireiro
Foto: ReproduçãoEquipe de criac?a?o do Ecocachos
Equipe de criação do Ecocachos

A transição capilar pode ser um momento que mexe muito com a autoestima das mulheres, né? Então, imagine encontrar um aparelho que ajude nesse processo? Essa é a proposta do Ecocachos, desenvolvido por um grupo de jovens universitárias do Rio de Janeiro.

Com a proposta de inovar trazendo um aparelho para cachos que funciona para todas as curvaturas e com a temperatura certa que não danifica os fios, o Ecocachos chega com a tentativa de ser um produto mais inclusivo.

A idealizadora do projeto, Thamyris Costa, 28, estudante de engenharia civil, teve a ideia após anos sofrendo em salões de cabeleireiro. “Eu cheguei a perder meu cabelo em um dos procedimentos“, comentou. “Eu nunca tinha conseguido chegar até o fim da transição capilar por falta de equipamentos que fossem para o meu tipo de curvatura. Por que não inventam um tratamento para quem está na transição não ter que cortar o cabelo? O fato de ter que tirar as pontas quimicamente tratadas mexe muito com a nossa autoestima na hora da transição”, contou ela.

Após dois meses de pesquisa, Thamyris levou o projeto para a empresa júnior Fluxo Consultoria, que realiza projetos em diversas áreas da Engenharia da Escola Politécnica e de Química da UFRJ e assumiu a criação do produto.

“Na Fluxo, a gente trabalha com desenvolvimento de ideias. Então, primeiro pesquisamos tudo que já existia no mercado, qual seria o melhor formato para colocar o produto em prática, fizemos um esboço em 3D e, aí, iniciamos as simulações de temperatura e material, tudo através de softwares específicos. Também pesquisamos muito sobre materiais que fossem mais sustentáveis. Até finalmente chegarmos na escolha do termoplástico, que é um material que tem todas as características que a gente precisava”, explicou Carolina de Souza Chacon, 21, estudante de engenharia mecânica e integrante da equipe.

Fonte: Capricho