Esporte

Doping de Gonzalo Carneiro no São Paulo tem choro de Cuca

Gonzalo Carneiro, do São Paulo, foi suspenso provisoriamente por suspeita de uso de cocaína. No último sábado, o atleta conversou com o técnico Cuca e os dois se emocionaram. O uruguaio desabafou sobre o problema com o treinador, que, naquele momento, se colocou no papel de pai (ele tem duas filhas) e quis dar apoio ao jogador.

Mesmo em meio à final do Paulistão, Cuca não quis dar uma bronca em Gonzalo Carneiro. O técnico se preocupou com o lado humano do jogador.

Titular do São Paulo na primeira final contra o Corinthians, no Morumbi, Gonzalo Carneiro não treinou na maior parte da semana porque tinha uma tendinite no joelho esquerdo. Ele já não atuaria na segunda decisão por esse motivo.

A informação de que Gonzalo Carneiro havia sido flagrado no exame antidoping circulava nos bastidores do São Paulo desde quarta-feira da semana passada, quando o uruguaio foi comunicado. Mas o jogador só avisou o Tricolor da notificação formal na última segunda-feira.

A notificação direta ao jogador é o protocolo adotado pela Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Na semana passada, enquanto investigava a situação, o São Paulo se blindou para a final. Os jogadores, por exemplo, não sabiam do caso.

– Sério? Eu confesso que fiquei em casa hoje e nem mexi no celular, peguei só para vir. Nem estava sabendo. Sei nem o que dizer, na verdade. Mas espero que a contraprova esteja correta e ele seja inocente nesse caso – disse Bruno Alves, na última segunda-feira.

Após ter conhecimento do caso, o São Paulo buscou mais detalhes da situação. O clube soube por terceiros que Gonzalo Carneiro procurou profissionais no Uruguai para tratar de uma depressão.

Introspectivo e pouco comunicativo, ele demonstrava no dia a dia do CT da Barra Funda alguns sintomas da doença nos últimos meses, por estar mais isolado do que o comum.

Dentro do elenco Gonzalo Carneiro tem mais contato com os também estrangeiros Arboleda e Rojas (equatorianos). Mas ele não se abriu sobre o problema nem mesmo com o compatriota Diego Lugano, superintendente de relações institucionais e um dos responsáveis pela sua contratação, em abril de 2018.

A preocupação do São Paulo é sobre como Gonzalo Carneiro vai reagir ao problema a partir de agora. Até porque a expectativa é de que o jogador receba uma punição pesada. Ele tem até esta quarta-feira para pedir a contraprova do exame antidoping (sete dias depois do comunicado). Se o uruguaio não requisitar dentro do prazo, ele aceita o resultado do teste inicial.

Esse atual problema de Gonzalo Carneiro não tem qualquer ligação com a  falta jogador no doelo com o Mirassol,em janeiro. Na ocasião, o uruguaio não se apresentou ao São Paulo, apesar de ter sido relacionado para a partida.A ausência ocorreu por um mal-entendido.

Depois da falha de comunicação, Gonzalo Carneiro pediu desculpas internamente e ao então técnico André Jardine pelo episódio. Ele foi

Foto: Rubens ChiriGonzalo Carneiro tem até esta quarta-feira para pedir contraprova de exame antidoping
Gonzalo Carneiro tem até esta quarta-feira para pedir contraprova de exame antidoping

multado em 40% do salário pelo episódio.

 

Fonte: GE