Teresina (PI)

Diretores se reúnem no 6ª encontro do Alfabetiza Teresina

Foto: PMTDiretores se reúnem no 6ª encontro do Alfabetiza Teresina
Diretores se reúnem no 6ª encontro do Alfabetiza Teresina

Gestores das escolas da Prefeitura de Teresina com turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental participaram da 6ª Reunião Gerencial do Projeto Alfabetiza Teresina. A pauta foi a análise de resultados e planejamentos das intervenções que farão as escolas alcançarem a meta de 100% de alunos alfabetizados.

O Alfabetiza Teresina é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) com as unidades de ensino para potencializar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, fortalecendo o ciclo de alfabetização. Na prática, as crianças estão criando o hábito de ler com prazer todos os dias.

Os resultados apresentados já mostram que mais de 73% das crianças de seis anos de idade já estão com as habilidades avançadas. A coordenadora Carmem Portela, explica que a meta é de que até o final do ano letivo elas já estejam alfabetizadas na idade (no final do 1º ano do ensino fundamental).

“Estamos começando o ciclo de alfabetização ainda na educação infantil, para que cheguem ao primeiro ano do ensino fundamental prontos para serem completamente alfabetizados. Há alguns anos, o índice de alunos lendo e escrevendo bem nos primeiros anos do ensino fundamental era muito baixo. Estamos avançando bastante, oferecendo uma educação de qualidade”, afirma.

Segundo Carmem, as ações intensificadas nessa área posicionam Teresina como referência no Brasil. “O Alfabetiza Teresina foi um divisor de águas, pois enquanto o próprio Ministério da Educação estipula o 3º ano como base da alfabetização, temos nossos alunos lendo e escrevendo aos seis anos de idade, ainda no 1º ano. Se a rede privada consegue, nós também queremos conseguir na rede municipal. Temos orgulho dos nossos resultados”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Teresina