Teresina (PI)
Detentos da Penitenciária Irmão Guido recebem assistência da FMS
Ação de prevenção, diagnóstico e tratamento de DST/Aids e hepatites virais será executada na Penitenciária Irmão Guido por técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina. As atividades, destinadas aos detentos e funcionários do presídio, ocorrerão a partir desta segunda-feira, 6, estendendo-se até sexta-feira, 10, com o apoio da Secretaria Estadual da Justiça, Centro de Testagem e Aconselhamento do Estado, Coordenação Estadual de DST/Aids e Laboratório Central do Estado (Lacen).
Durante os cinco dias, sempre no horário das 8h às 16h,serão desenvolvidas várias atividades entre as 350 pessoas que formam o público-alvo da ação. Elas serão sensibilizadas sobre as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids) e hepatites virais e redução de danos ao uso de drogas lícitas e ilícitas para a diminuição dos riscos de infecçãSegundo o presidente da FMS,médico Pedro Leopoldino, a população prisional é considerada como de alto risco para infecções relacionadas às condições de confinamento. "Causa particular preocupação a alta prevalência de HIV, hepatite B e C e outras doenças sexualmente transmissíveis observadas entre os internos, por isso a importância dessa iniciativa e desse trabalho de parceria", acrescenta o presidente.
De acordo com o coordenador de DST/Aids da FMS, Kledson Augusto Batista, além do confinamento, outros fatores de risco, como a marginalização social, a dependência de drogas e o baixo nível socioeconômico, contribuem para a alta prevalência dessas infecções. "Isto constitui um problema de saúde pública em potencial, uma vez que o sistema prisional pode funcionar como um concentrador dessas infecções e, portanto, como um foco de dispersão para a população em geral", observa o técnico.
Os profissionais da saúde vão trabalhar na imunização dos detentos com vacinas contra difteria e tétano, hepatite B, dupla viral e febre amarela. "Vamos realizar sorologia para HIV, sífilis hepatites B e C, além de atendimento médico e de enfermagem, visando o diagnóstico de DSTs e providenciar encaminhamento para tratamento dessas doenças, caso sejam detectadas", revela o coordenador de DST/Aids. A meta da FMS é vacinar 100% dos presidiários e realizar 100% de sorologia.
Kledson Augusto frisa que a iniciativa tem o propósito de sensibilizar esse público sobre essas doenças com o fim de diminuir a incidência e a transmissibilidade de DSTs e hepatites entre a população carcerária. "Depois dessa ação, vamos agendar retorno para apresentar resultados sorológicos e continuação da vacinação. "Com isso, a Fundação Municipal de Saúde cumpre um princípio básico do SUS, que é a integralidade da assistência à saúde", finaliza o técnico.
Serviço: Ação de prevenção contra DSTs/Aids entre presidiários
Local: Penitenciária Irmão Guido (rodovia BR-316 entre Teresina e Demerval Lobão)
Data: De 6 a 10 de junho
Horário: das 8 h às 16 h
Fonte: Semcom/PMT