Esporte

Daniel Alves agita o mercado brasileiro perto do fim da janela

Foto: Arte/geAinda de olho em convocação para a Copa do Mundo de 2022, jogador de 38 anos tem até sexta para decidir se fica no Brasil ou se atuará em mercados menores no exterior
Ainda de olho em convocação para a Copa do Mundo de 2022, jogador de 38 anos tem até sexta para decidir se fica no Brasil ou se atuará em mercados menores no exterior

Após assinar a rescisão com o São Paulo, Daniel Alves tem movimentado o mercado brasileiro. Entre propostas e sondagens, são vários interessados na contratação do jogador de 38 anos. E o prazo de inscrições do Brasileirão, que acaba na sexta-feira, aumenta a tensão sobre essa novela.

Segundo o staff do lateral, Daniel Alves tem quatro propostas do futebol brasileiro e outras duas do exterior.

Com passagens por Bahia, Sevilla, Barcelona, Juventus, PSG e São Paulo, Daniel Alves, se ficar no Brasil, só poderá disputar o Brasileirão, uma vez que as inscrições para as outras competições (como Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil) já estão encerradas.

O Flamengo já monitorava a situação de Daniel Alves desde a semana passada. O Fluminense entrou na disputa e apresentou uma proposta na segunda. O Athletico disse estar "trabalhando", apesar de reconhecer ser muito difícil. Ele também chegou a ser cotado no Palmeiras, mas a diretoria negou qualquer negociação.

Afinal, quem vai levar Daniel Alves?

Flamengo

Daniel Alves quer jogar na lateral direita de olho em uma convocação para a Copa do Mundo de 2022. Apesar de já contar com Isla, Matheuzinho e Rodinei na posição, o Flamengo entende que não pode fazer vista grossa e desperdiçar a chance de ter um atleta deste porte. O Rubro-Negro, porém, só fecharia negócio com um salário bastante inferior em relação ao que o jogador recebia no São Paulo, cerca de R$ 1,5 milhão mensais.

Além da concorrência, Daniel Alves também precisaria superar uma rejeição da torcida. Em enquete promovida pelo ge, 61,68% dos flamenguistas mostraram-se contrários à contratação do jogador.

Fluminense

O Fluminense entrou forte na briga, mas também esbarra na questão financeira. A diretoria tricolor apresentou uma proposta ao lateral-direito na segunda-feira. Hoje, Samuel Xavier é o lateral titular da equipe do técnico Marcão.

Athletico

O jornalista argentino César Luis Merlo divulgou que o Athletico apresentou uma "proposta muito boa" por Daniel Alves. Procurado pelo Blog da Nadja, o presidente Mario Celso Petraglia disse estar "trabalhando", mas o diretor técnico Paulo Autuori avaliou ser "muito difícil". O Furacão conta com Marcinho e Khellven para a posição.

Palmeiras

Questionado na semana passada sobre a possibilidade de contratar Daniel Alves, Edu Dracena, o assessor de futebol do Palmeiras, adotou um discurso cauteloso. Afirmou não ter negociação "por enquanto", mas lembrou que o "futebol é bem dinâmico".

- Sobre o Daniel, no futebol, conversamos com tudo e todos, mas hoje posso garantir que não existe nada em relação ao Daniel. A gente tem uma harmonia muito grande entre o Anderson (Barros, diretor de futebol), Cícero (Souza, gerente) e diretoria. Todos sabem o que conversamos e não tratamos sobre o Daniel. É um grande jogador, falamos de todos, mas não quer dizer que vamos trazer para o Palmeiras - falou Dracena, em entrevista à TV Gazeta.

Bahia

Daniel Alves falou, em uma entrevista em junho, que demoraria para voltar ao Bahia e que pensava em jogar "um ou dois meses" no clube que o revelou. A declaração não caiu bem com a torcida e estremeceu a relação entre eles. Depois disso, o lateral afirmou que, no Brasil, só atuaria pelo São Paulo. Apesar disso, o atacante Gilberto convidou Daniel Alves para voltar ao Tricolor baiano. A diretoria do Bahia não se pronunciou sobre uma possível volta do jogador.

Exterior

A Europa, por exemplo, já não é um caminho possível, pelo menos até o começo de 2022. As principais ligas do continente europeu fecharam no final de agosto.

Um exemplo: para que pudesse ter assinado com o Sevilla, clube especulado como interessado no jogador, Daniel Alves teria de ter concretizado a rescisão com o São Paulo até o dia 31 de agosto, data do fechamento da janela da Espanha.

Com o mercado europeu encerrado, sobraram apenas destinos periféricos, como México, Catar, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Argentina.

Se quiser voltar para a Europa antes da Copa do Mundo, Daniel Alves terá que esperar até o começo de janeiro. Janelas como a da França e a da Inglaterra abrem em 1º de janeiro de 2022. A Espanha abre no dia 3.

Fonte: Globo Esporte