Meio Ambiente

Crime ambiental: "Árvore Penteada" tem raízes cortadas e passará por perícia

Árvore Penteada teve corte de raízes e passará por perícia
Foto: Divulgação/SeturA famosa Árvore Penteada, tradicional atração turística de Luís Correia, está com as raízes parcialmente cortadas.
A famosa Árvore Penteada, tradicional atração turística de Luís Correia, está com as raízes parcialmente cortadas.

A famosa Árvore Penteada, tradicional ponto turístico na cidade de Luís Correia, teve partes das suas raízes cortadas. O ato de vandalismo chegou ao conhecimento das autoridades locais na segunda-feira (1º). Um boletim de ocorrência já foi registrado e uma perícia criminal será realizada no local. A árvore é um tamarindeiro centenário e chama a atenção por ter a copa virada para um dos lados, devido a ação dos ventos na região. Ela está localizada na praia de Macapá. 

A gerente de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Luís Correia, Liliana Souza, disse ao Cidadeverde.com que o caso se trata de um crime ambiental. Ao ver a situação, ela relata que a pessoa que fez isso, possivelmente, tinha a intenção de matar a árvore. A perícia deverá acontecer até a próxima sexta-feira (05).

Liliana Souza esteve no local acompanhada da secretaria de Turismo de Luís Correia, Marília Passos, e de um líder comunitário, o senhor Coré. 

“Essa árvore é referência no nosso litoral. Recebemos denuncias do ocorrido e fomos até o local. A árvore é um patrimônio do nosso município, o nosso ponto turístico. Ela está com algumas raízes cortadas; ela retira o seu alimento do solo, queriam criar um bloqueio. Registramos um boletim de ocorrência e solicitamos uma perícia para iniciar um inquérito. Pelo formato dos cortes queriam matar a planta. Vamos aguardar os laudos”, diz Liliana Souza. 

Liliana Souza conta que a situação pegou a todos de surpresa. Ela cita que usaram uma faca grande para atingir a árvore. “Estamos recebendo o apoio da comunidade, que ajudaram a denunciar a situação”. 

O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, lamentou o ocorrido e disse que os responsáveis deverão ser punidos. 

“Infelizmente, em meio a uma situação crítica que estamos vivenciando devido à pandemia (da Covid-19), ainda nos deparamos com situações como essa, em que nosso patrimônio natural é depredado, alvo de vandalismo. Uma ação sem propósito algum a não ser destruir. Não podemos permitir que isso aconteça”, diz o secretário.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) informou que acionou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) para o envio de equipes ao local. A equipe da Semar deve averiguar os danos e adotar as providências cabíveis. 
Obras de urbanização 

O secretário de Turismo, Flávio Júnior, ressalta que o espaço no qual está localizada a Árvore Penteada passará por obras de urbanização. As obras deverão ser iniciadas no primeiro semestre de 2021, com o objetivo de melhorar o turismo no local. 

“Diariamente, dezenas de pessoas passam por lá, fazem seus registros nesse cartão postal natural.  Não permitiremos que ações de vandalismo como essas continuem acontecendo. Nem lá nem em qualquer outro ponto turístico do nosso Estado. Peço a colaboração de todos para preservarmos o patrimônio que é nosso, dos piauienses”, diz. 

A gerência de Meio Ambiente também informou que a Secretaria Municipal de Turismo está com projeto para revitalizar o acesso à árvore penteada. 

Pichação

Em 2017, a Árvore Penteada foi alvo de pichação com as siglas de duas facções criminosas que atuam nos presídios brasileiros. Escreveram na árvore a inscrição FDN, abreviação de Família do Norte, e, no banco ao lado dela, a sigla do PCC, que significa Primeiro Comando da Capital.

Fonte: Cidade Verde