Polícia

Criada a Polícia Penal após quatro votações

Foto: Direçãoconcursos.com.brA segunda votação na câmara aconteceu na noite de ontem e foi aprovada por 385 votos favoráveis e 16 contra
A segunda votação na câmara aconteceu na noite de ontem e foi aprovada por 385 votos favoráveis e 16 contra

A Câmara aprovou, em segundo turno, a PEC 372/2017, que altera os artigos 21, 32 e 144 da Constituição. O citado Projeto de Emenda à Constituição prevê a criação da Polícia Penal.

A matéria, que obteve apoio de deputados governistas, do centrão e de boa parte da oposição, foi aprovada com 385 votos favoráveis, e 16 contrários.

No primeiro turno, a PEC obteve apenas 8 votos contra, com 402 favoráveis. A matéria também já havia sido votada no Senado Federal.

A referida PEC 372/2017 é de iniciativa do ex-senador Cássio Cunha Lima, que afirma ser o objetivo da proposta dar aos agentes penitenciários os mesmo diretos que hoje são conferidos àqueles que fazem parte das carreiras policiais civis e militares.

Outro fato importante, segundo Cássio, é a liberação dos policiais civis e policiais militares da função de transporte de presos.

O deputado Eduardo Bolsonaro afirma que a medida também chega para impedir que os agentes penitenciários sejam prejudicados no caso das privatizações em presídios.

Os Agentes Penitenciários compareceram ao Plenário da Câmara e comemoraram bastante o resultado da votação.

Fonte: DireçãoConcursos