Mundo

Cratera no Chile cresce e preocupa comunidade científica

Foto: ReproduçãoUma enorme cratera circular que surgiu no Chile continua a crescer e a preocupar a comunidade científica.
Uma enorme cratera circular que surgiu no Chile continua a crescer e a preocupar a comunidade científica.

Uma enorme cratera circular que surgiu no Chile continua a crescer e a preocupar a comunidade científica. 

O buraco gigante se abriu no terreno de uma empresa mineradora, e até o momento, os geólogos que investigam o incidente não sabem explicar se o surgimento foi um fenômeno natural ou resultado da atividade humana.

A cratera - que foi descoberta no dia 30 de julho -, já aumentou desde o seu surgimento, de acordo com medições de satélite. Segundo informações da agência de notícias Reuters, o buraco é tão grande que comportaria seis estátuas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com os braços abertos.

Em entrevista concedida à BBC News Mundo, pesquisadores apontaram as principais hipóteses para explicar a origem da cratera.

"Você tem várias camadas no solo e há várias maneiras pelas quais a água pode erodir. Quando cai muita água da chuva em solos com alto teor de gesso, a água percola e corrói toda a parte inferior por vários dias, o que tira a sustentabilidade da parte superior e acaba gerando um colapso", afirmou o geofísico chileno Cristian Farías.

Entretanto, o diretor da ONG Red Geocientífica de Chile, Cristóbal Muñoz, acusou a mineradora que opera na região de explorar a área de forma irresponsável.

"As informações preliminares que circulam apontam para a intervenção da mineradora que realizou uma exploração excessiva de minerais naquela área".

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile proibiu a mineradora de exercer suas atividades até o final das investigações.

Fonte: BANG Showbiz