Geral

Corpo de Bombeiros realiza atividade em homenagem às mulheres

O Corpo de Bombeiros do Piauí desenvolveu uma série de atividades com parte do seu efetivo feminino na manhã desta quinta-feira (3), para homenagear as mulheres piauienses, antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, que será na próxima terça-feira (8).

Na sede do Corpo de Bombeiros, algumas das mulheres que fazem parte da corporação fizeram uma série de demonstrações de situações comuns ao dia-a-dia dos bombeiros, como simulações de transporte de acidentados, combate a incêndio e resgates.

De acordo com o diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros, coronel José Nunes Filho, essa foi a forma encontrada pelo Comando Geral de homenagear as mulheres piauienses. "Essa é uma homenagem às mulheres do nosso Estado e serve para mostrar o valor da mulher piauiense, que é capaz de realizar qualquer tarefa, que antes era função apenas dos homens", explicou.

José Nunes Filho é pai da primeira mulher a ingressar no Corpo de Bombeiros do Piauí, Najra Julite Moreira Nunes. Depois dela, muitas seguiram seu exemplo. É o caso da soldada Fernanda Barbosa. "Estou no Corpo de Bombeiros há quase três anos e uma operação que me marcou muito foi um atendimento a uma vítima de atropelamento ocorrida em Parnaíba, pouco tempo depois de estar formada", comentou.

Ana Laís Martins Aragão é outro exemplo. No Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros desde agosto, ela deve se formar neste mês de março e fala com orgulho da profissão que escolheu. "Resolvi entrar para o Corpo de Bombeiros por conta da estabilidade que o concurso público dá e pelo papel que o bombeiro desempenha na sociedade", afirmou. "Antes, eu achava que ser bombeiro era só apagar fogo. Participando do Curso de Formação, aprendi que é muito mais", completou.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Piauí possui um efetivo de cerca de 350 militares. Desse total, 25 são mulheres, sendo três oficiais e 22 praças.

Fonte: CCOM/PI