Geral

Coren alerta para importância da capacitação no enfrentamento à pandemia

Foto: Arquivo PessoalPresidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Amanda Barreto
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Amanda Barreto

Com mais de 10 mil casos confirmados de Covid-19 no Piauí, a capacidade dos atendimentos de saúde precisa ser cada vez maior, com a contratação de novos profissionais da área. Entre eles estão enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, que juntos representam mais de 50% da força de trabalho na saúde.

A procura por novos profissionais de Enfermagem se intensificou nos últimos meses. Mas, para que estes trabalhadores possam oferecer a assistência necessária às vítimas do novo coronavírus, principalmente as que estão em estado grave, é fundamental que estejam devidamente capacitados.

Com o objetivo de capacitar profissionais de Enfermagem para o enfrentamento da Covid-19, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está oferecendo três cursos online gratuitos com vagas para 300 mil profissionais, alunos de graduação em Enfermagem a partir do 6º semestre e também aos estudantes dos cursos técnicos. Os certificados serão emitidos pelo Cofen e pela UFSC com validade nacional.

Os cursos abordam medidas de biossegurança atualizadas para o enfrentamento da Covid-19 e cuidados intensivos a pacientes críticos com a doença. Cada curso tem carga horária de 40 horas e são realizados por meio da plataforma EaD – Moodle da UFSC. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: atualizaenfermagemcovid19.ufsc.br.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Amanda Barreto, alerta para a importância da capacitação dos profissionais de Enfermagem para o enfrentamento da pandemia no Estado. 

"Ao realizarmos vistorias nas instituições públicas e privadas, temos percebido, dentre outros problemas, que ainda falta orientação e capacitação dos profissionais de Enfermagem para melhor atender os casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. De forma gratuita, estes profissionais têm a oportunidade de se aperfeiçoar e oferecer uma assistência de qualidade e segura para a população", afirma.

Fonte: Cidade Verde