Mundo

Conta verificada no Twitter se passa por Trump e “dá Bitcoin de graça”

Desde que tomou notoriedade internacional, Donald Trump, presidente dos EUA, já falou algumas coisas bastante polêmicas e outras completamente absurdas. Mas se você ouvir dizer que ele anda distribuindo Bitcoin e Ethereum no Twitter, saiba que é mentira.

Uma conta verificada no microblog tem se passado pelo presidente norte-americano para divulgar uma espécie de promoção, na qual ele promete distribuir essas criptomoedas em troca de uma quantia menor das mesmas criptomoedas. Isso não faz muito sentido, naturalmente, mas parece que uma boa quantidade de pessoas já caiu no golpe.

trump

 

 

Pelo menos 17 Bitcoins inteiras estão na carteira indicada pelo link do impostor, na qual as pessoas interessadas teriam que depositar antes de ganhar alguma coisa. Algo similar aconteceu na semana passada com Elon Musk, com vários usuários do Twitter que possuem contas verificadas tendo mudando seus nomes de exibição para ficarem iguais ou quase iguais ao do grande empreendedor sul-africano.

No caso de Donald Trump, parece ter acontecido o mesmo, mas o impostor teve o cuidado de usar caracteres especiais no lugar do L e do P do nome do presidente dos EUA. Com isso, é possível que a conta tenha passado despercebida polos filtros do Twitter.

O mais interessante é que esse impostor respondeu um tweet do Trump original, fazendo parecer que a figura real estava simplesmente complementando algo dito na primeira mensagem. Os nomes de exibição eram idênticos, bem com o símbolo de verificado — apenas a @ era diferente —, e isso pode ter ajudado o golpe a funcionar pelo menos com algumas pessoas. Essas 17 Bitcoin valem hoje US$ 128 mil ou R$ 479 mil.

Fonte: Mashable