Economia e Negócios

Comissão no Congresso para discutir alta nos preços da gasolina e gás de cozinha

Os presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciaram nesta segunda-feira (21), a convocação de uma comissão geral conjunta no Congresso para debater e buscar soluções para a alta nos preços de combustíveis, principalmente, da gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

Ainda de acordo com Eunício e Maia, a comissão, formada por senadores e deputados, vai se reunir no dia 30 de maio.

Em nota conjunta divulgada à imprensa, Maia e Eunício afirmam que Petrobras, distribuidoras, postos, governo e estudiosos do setor serão convidados a discutir, propor e buscar soluções para o a alta dos combustíveis. divulgada

"O preço dos combustíveis, no nível em que se encontra, impacta negativamente o dia a dia dos brasileiros", afirmaram Eunício e Maia em nota oficial.

A Petrobras informou nesta segunda-feira (21), em sua página na internet, que elevará os preços do diesel em 0,97% e os da gasolina em 0,9%nas refinarias a partir desta terça-feira (22).

Com os reajustes, os preços dos combustíveis irão a novas máximas: a R$ 2,3716 o litro de diesel e R$ 2,0867 o litro de gasolina.
A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho do ano passado. Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente.

Na semana passada, foram 5 reajustes diários seguidos. No acumulado somente na semana passada, a alta chegou a 6,98% nos preços da gasolina e de 5,98% no diesel.

Íntegra da nota divulgada pelos presidentes da Câmara e do Senado

As sucessivas elevações dos preços dos combustíveis - sobretudo da gasolina, do diesel e do gás de cozinha - levam os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado a chamar uma Comissão Geral conjunta, no Congresso, em 30/5, para debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população.

O preço dos combustíveis, no nível em que se encontra, impacta negativamente o dia a dia dos brasileiros.

Petrobras, distribuidoras, postos, governo e estudiosos do setor serão convidados a propor e buscar ações imediatas diante da crise geopolítica global que encarece os combustíveis.

Fonte: Portal AZ