Geral

Com focos há quase um mês, Canto do Buriti lidera ranking de queimadas no Piauí

Foto: ReproduçãoCom focos há quase um mês, Canto do Buriti lidera ranking de queimadas no Piauí
Com focos há quase um mês, Canto do Buriti lidera ranking de queimadas no Piauí

Os focos de queimadas já causam prejuízos há mais de 20 dias a moradores e produtores rurais do município de Canto do Buriti, distante cerca de 400 Km ao sul da capital.  O fogo já destruiu boa parte da área de proteção ambiental do assentamento Santa Clara, onde residem mais de 500 famílias.

De acordo com o sistema de monitoramento do Inpe,  Canto do Buriti é o município do Piauí que registra o maior índice de queimadas nos oito primeiros dias de Outubro. Até o momento, são 154 focos, o que representa aproximadamente 10% do total registrado em todo o Piauí no mesmo período. 

Canto do Buriti também aparece na primeira colocação no ranking de municípios com maior número queimadas no Piauí, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), na última terça-feira. 

Nos últimos dias, o fogo chegou a atingir a rede de transmissão de energia elétrica e a pista da PI 141, que liga Canto do Buriti a Elizeu Martins. Além disso, criadores registraram a morte de animais, carbonizados por conta das chamas. 

Apesar da situação considerada crítica, o município de Canto do Buriti ainda não decretou situação de emergência. O cidadeverde.com tentou contato com o prefeito, Marcos Chaves, mas ainda não obteve retorno. 

Fonte: Cidade Verde