Entretenimento

Coisas que o mundo inteiro acha estranho, mas são consideradas normais nos EUA

Foto: ShutterstockCoisas que o mundo inteiro acha estranho, mas são consideradas normais nos EUA
Coisas que o mundo inteiro acha estranho, mas são consideradas normais nos EUA

Os EUA são um país diversificado, repleto de peculiaridades e tradições únicas que variam de região para região. Mas certos costumes são comuns no país inteiro. E, embora pareçam normais nos Estados Unidos, em outras partes do mundo esses hábitos são considerados completamente estranhos. Por exemplo, é comum um americano pedir um café para levar, mas para muitos estrangeiros isso passa longe do normal!

Curioso para descobrir o que é considerado normal nos EUA, mas não no resto do mundo? 

Garçons atenciosos demais

A maioria dos estrangeiros espera fazer seu pedido e, depois disso, não ter muita interação com o atendente pelo resto de sua refeição. Nos EUA, porém, o garçom checa se está tudo bem com o cliente a cada 10 minutos, mais ou menos, o que pode ser um pouco demais para quem não está acostumado com isso.

Entregar os cartões de crédito

Nos restaurantes da maior parte dos países (e nisso o Brasil também se encaixa), o garçom passa o cartão de crédito na máquina na frente do cliente. Mas, nos EUA, as pessoas entregam o cartão de crédito em uma pasta, que o servidor leva para outra sala para passar na máquina. Isso definitivamente assusta os estrangeiros! Como que a gente vai ter certeza que passaram o valor certo?

A grande quantidade de gorjeta

Cada lugar do mundo é diferente quando se trata de gorjetas. Mas não adicionar mais de 20% em gorjeta à sua conta nos EUA é altamente desaprovado. Por exemplo, na maioria dos países europeus, assim como no Brasil, as taxas de serviço estão incluídas no preço e as gorjetas geralmente giram em tordo de 8 a 12%.

Usar pijamas em público

Se você for aos correios ou ao supermercado nos EUA, com certeza vai encontrar com algumas pessoas de pijama. Isso é algo que raramente se vê fora dos Estados Unidos.

Colocar muito gelo nas bebidas

Algo que se destaca nos restaurantes dos EUA é a quantidade de gelo usado nas bebidas. Água, suco e refrigerante, não importa qual será a sua bebida, ela será servida com toneladas de gelo.

Pagar imposto adicional sobre vendas

Muitos estrangeiros acham estranho que o imposto sobre vendas seja adicionado durante o pagamento. Em muitos outros países, o imposto sobre vendas já está embutido no preço, por isso não muda quando você leva o produto para o caixa.

Pendurar bendeiras em todos os lugares

Os americanos podem parecer muito patrióticos para os estrangeiros. E este, particularmente, é o caso, como podemos perceber pela quantidade de bandeiras penduradas em todos os lugares, desde empresas até locais históricos e casas comuns.

Fazer propaganda de remédios controlados em todos os lugares

Algo que muitos estrangeiros acham estranho nos EUA é a quantidade de comerciais de medicamentos prescritos nas publicidades na TV. Na maioria dos lugares ao redor do mundo isso não é comum. Aqui no Brasil, por exemplo, vemos comerciais de remédio para dor de cabeça ou para curar ressaca, mas não de antidepressivos.

Pedir um café para viagem

Isso pode não ser uma surpresa para a maioria dos países, graças às grandes redes de cafeterias. Mas em muitos lugares, como em Portugal e no sul da Europa no geral, o café é consumido em pequenas quantidades nas próprias cafeterias. Então andar por aí com um copo enorme pode parecer estranho para alguns.

Usar copos vermelhos para beber álcool

Para nós estrangeiros, o copo vermelho é algo que vemos em vários filmes e séries americanos. O mais assustador é o fato de que  eles são realmente usados na vida real também.

Escrever a data começando pelo mês

Nos EUA, a data é escrita no formato de mês-dia-ano. Mas em muitas outras partes do mundo, inclusive no Brasil, a data é escrita no formato dia-mês-ano. Por exemplo, 27 de julho de 2022 é escrito aqui desta forma: 27/07/2022. Nos Estados Unidos é 07/27/2022.

Todas as notas de dinheiro com a mesma cor

Quem viaja para outros países (ou até mesmo repara nas notas de Real) percebe que as notas são todas de cores diferentes e às vezes até têm tamanhos diferentes para representar o que cada uma vale. As notas de dólar dos EUA são um pouco confusas, pois são todas com o mesmo tom de verde. No entanto, elas têm imagens ligeiramente diferentes.

Grandes aberturas entre as cabines de banheiro público

Para muitos estrangeiros, as lacunas gigantes sob os banheiros são bastante surpreendentes e perturbadoras. Não só é desconfortável, mas também pode parecer uma invasão de privacidade.

Seguir o sistema de medida imperial

Em vez de usar o sistema métrico, os EUA são um dos poucos países que ainda usa o sistema imperial de medição.

As farmácias vendem tantas coisas

Há muitas diferenças entre as farmácias nos EUA e as de grande parte do resto do mundo. A principal diferença é que as farmácias dos EUA vendem junk food.

Ter líderes de torcida nos jogos

Para a maioria dos não-americanos, o conceito de uma equipe de torcida dançante é muito bizarro. Ninguém vê líderes de torcida na Copa do Mundo, por exemplo.

Trabalhar constantemente sem tempo para férias

Em muitos países, assim como no Brasil, as pessoas têm de quatro a seis semanas de férias remuneradas ao ano. Nos EUA, o tempo de férias é muitas vezes tratado como um pecado. Não é à toa que este é o país mais sobrecarregado do mundo desenvolvido!

Levar sobras do restaurante para casa

Tanto nos EUA, como no Brasil, é normal pedir ao atendente para colocar as sobras das refeições em quentinhas para levarmos para casa. No entanto, em alguns países, este hábito é incrivelmente estranho e até mesmo desaprovado.

Fritar qualquer coisa

Claro, comida frita não é uma coisa exclusiva dos EUA. Mas o conceito de fritar um bife ou um Oreo é mais uma especialidade americana.

Os comerciais constantes na TV

Quando se trata da quantidade de comerciais de TV, os EUA ganham fácil do resto do mundo. Por exemplo, um programa com duração de 30 minutos na verdade inclui cerca de oito minutos de anúncios, divididos nos intervalos. Na Europa, por outro lado, os blocos de anúncios são mais longos, mas menos frequentes.

Deixar o ar condicionado sempre ligado

Na maioria dos países, o ar condicionado é usado com moderação. Mas, nos EUA, você vai encontrá-los funcionando a pleno vapor. Mesmo que esteja no meio do verão, a pessoa precisa levar um casaquinho para sobreviver em qualquer estabelecimento congelante!

Esperar refis grátis em todos os lugares

Nos EUA, refis gratuitos são oferecidos e geralmente esperados. Mas essa não é a norma na maioria dos lugares. Por exemplo, a França baniu recargas ilimitadas em 2017 e, no Brasil, só uma rede de fast-food oferece o serviço e, mesmo assim, não são todos os restaurantes que oferecem refrigerantes em refil.

Anúncios de advogados

Não existem muitos lugares no mundo onde a gente possa encontrar um outdoor ou anúncio em ônibus com um advogado nele. No entanto, nos EUA, esses anúncios estão em toda parte.

Usar "América" para descrever o país

Algumas pessoas que cresceram nos EUA podem pensar na "América" e nos "Estados Unidos" como termos intercambiáveis. Mas grande parte do resto do mundo não pensa assim. América é um continente - que se divide em América do Norte, América Central e América do Sul. Outra curiosidade é que, quando os americanos estão fora de seu país e alguém pergunta de onde são, eles não respondem "Estados Unidos" e sim com o nome de sua cidade, como se todo mundo soubesse exatamente onde ficam (tudo bem se for Nova York, mas se for Austin, pode ser um pouco confuso).

Ter drive-throughs

Embora seja comum encontrar drive-throughs em redes de fast-food ao redor do mundo, nos EUA é ainda mais impressionante: existem drive-throughs de restaurantes, cafeterias, lojas de bebidas e muito mais.

Comer porções gigantes

Quando se trata de tamanhos de porções em restaurantes e redes de fast-food, o tamanho por lá é grande, muito grande. E isso pode ser um pouco chocante para os visitantes estrangeiros.

Fazer chá de bebê

Chás de bebê são um costume dos EUA que se espalhou para outras partes do mundo. No entanto, ainda há muitos lugares que acham a tradição estranha e exagerada.

Fazer dívida para ir para a faculdade

Conseguir fazer o ensino superior nos EUA pode ser caro, caríssimo. Muitos estudantes acabam se endividando para obter um diploma. No entanto, muitos outros países, como o Brasil, oferecem educação universitária gratuita ou com preços razoáveis. Por isso é muitas vezes chocante quanto os americanos realmente gastam com seus estudos.

Dirigirem em estradas largas

Nos EUA, muitas vezes é tudo sobre ser grande. E isso inclui as estradas. Em comparação com a maioria das cidades de outros paídes, as estradas americanas são um enorme contraste.

Fazer compras em super lojas

Os estrangeiros já ficam confusos com o superdimensionamento nos EUA em relação a tudo, e isso inclui lojas gigantes como Costco e Walmart. Elas são tão grandes que é preciso um mapa para circular por lá!

Fonte: Stars Insider