Cnfira algumas receitas de hambúrgueres fit para tornar esse lanche mais saudável
Você quer ter uma alimentação mais saudável mas acha que vai ficar enjoada de sempre comer as mesmas coisas, como tapioca, frango e batata doce? É aí que você se engana! É cada vez mais fácil encontrar ingredientes saborosos e receitas práticas e incríveis que você pode fazer e dar uma diferenciada no cardápio do dia a dia.Uma sugestão muito prática é o hambúrguer fit. Com ingredientes funcionais e que contribuem para o bom funcionamento do seu organismo, você pode fazer hambúrgueres, congelá-los e ir assando (ou fritando) aos poucos durante a semana, variando nos complementos – o hambúrguer pode ser servido tanto dentro de um pão como acompanhando um arroz integral e legumes, por exemplo.
Os ingredientes também podem ser adaptados conforme o seu gosto ou as suas restrições alimentares. Sim, é possível comer um delicioso hambúrguer vegano, sem glúten, sem lactose e sem culpa!
Ingredientes(para 4 porções de 100g) 500 g de carne vermelha (eu uso patinho ou chã de dentro, e muitas vezes faço de frango também – é importante saber que a carne vermelha encolhe mais do que a de frango) 1 colher de sobremesa de molho inglês Alho em pó a gosto Ervas secas * a gosto Sal a gosto
*Não falta na minha despensa o que apelidamos “tempero di mamãe”, rsrs. Minha mãe pega alecrim, manjericão, orégano e um pouco de sal, e bate no liquidificador, deixando tudo em pó. Guardo essa mistura em um recipiente fechado e uso em quase tudo o que cozinho, inclusive nos meus hamburguers!
Dica: Se quiser, acrescente algumas sementes de linhaça ou de girassol à sua receita.
Modo de preparo 1. Em uma vasilha misture a carne crua com o molho inglês, as ervas secas e o sal. 2. Misture BEM tudo, deve ficar totalmente homogêneo. 3. Caso ache a mistura muito seca, acrescente um pouco de água. Não encharque a mistura! 4. Faça quatro bolinhos iguais e os achate com uma colher até ficar no formato de hamburguer. É importante não deixá-lo fino, pois se grelhar demais, ele ficará seco. 5. Unte uma frigideira com um fio de azeite ou buttermist e a aqueça bem. 6. Grelhe os quatro hamburguers em fogo médio por 2 a 3 minutos de cada lado. 7. Se você desejar congelar ou deixar na geladeira, lembre-se de esperar esfriar antes de armazená-los.
Tenho uma amigona que é vegetariana. Já tentei convencê-la a comer carne, mas não teve jeito, a Bela diz que não come nada que tenha olhos. Aí como eu também não tenho vontade de comer carne de vez em quando, resolvi testar esta receita, que vi algumas pessoas fazendo por aí e dei meu toque pessoal. E preciso te contar uma coisa! O aspecto é super parecido com hambúrguer de carne (dá para enganar a criançada! Hehehe!) e o sabor é muito, muito bom.
Enfim… Belinha acaba sendo uma inspiração em vários aspectos da minha vida: é uma ótima conselheira, mulher forte, inteligente, linda e decidida. E aí dedico esta receita à ela, vegetariana, mas que ama hambúrguer.
Bora pra cozinha?
Rendimento: 4 hambúrgueres
Ingredientes
2 berinjelas médias
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de semente de girassol
1 ovo inteiro batido
1 xícara de aveia em flocos
Sal e orégano a gosto
Como fazer:
1) Furar a berinjela com um garfo (para não explodir), e levar ao micro-ondas numa travessa coberta com plástico filme por aproximadamente 10 minutos, ou até estar macia.
2) Tirar a polpa com o auxílio de uma colher e deixar escorrer o líquido em uma peneira por uns 20 minutos.
3) Misturar a berinjela com os ingredientes restantes.
4) Moldar os hambúrgueres e acomodá-los em uma assadeira untada com azeite de oliva.
5) Assar em forno pré aquecido a 200ºC por 15 minutos. Virar o lado, colocar queijo (opcional, eu fiz com queijo branco e ficou mara) e assar por mais 10 minutos.
Hamburguer é delícia! E cheio de coisas boas então, nem se fala! Essa é mais uma receita que desenvolvi exclusivamente para a Revista Boa Forma e agora está aqui para vocês!
Ingredientes • 400 g de carne magra moída (eu uso patino) • 1 clara • 1 col. (sopa) de semente de chia • 1 col. (sobremesa) de farinha de linhaça (ou quinoa em flocos) • 1/2 cebola média em cubinhos • 1/4 de xíc. (chá) de salsa picada • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Acompanhamentos • 4 pães para hambúrguer, de preferência integral • 4 col. (sobremesa) de cream cheese light • 4 rodelas de tomate • Folhas de alface
Modo de fazer Em uma tigela funda, misture a carne, a clara, a chia, a farinha de linhaça, a cebola e a salsa. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Divida em quatro partes iguais e molde no formato de hambúrguer. Em uma frigideira antiaderente, doure o hambúrguer dos dois lados com a técnica sem óleo (ver). Para montar o sanduíche: passe o cream cheese em uma das partes do pão e coloque a alface, o tomate e o hambúrguer. Feche o sanduíche e sirva em seguida. Ah! Dá para fazer o pãozinho low carb de microondas aí também )
Os hamburgueres podem ser congelados. Eu separo em porções individuais e levo ao freezer embalado em saquinhos. Na hora de usar, basta descongelar naturalmente.
Rendimento: 4 sanduíches
Calorias por hambúrguer: 160 kcal (o sanduíche completo tem 342 calorias)