Mundo

Chave do carro no pulso? Tesla trabalha em smartwatch próprio

Foto: ReproduçãoChave do carro no pulso? Tesla trabalha em smartwatch próprio
Chave do carro no pulso? Tesla trabalha em smartwatch próprio

A Tesla, fabricante de carros elétricos liderada por Elon Musk, foi citada como coautora de um projeto de um smartwatch. A empresa que registrou o produto nos EUA se chama "Xplora" e é conhecida por fabricar relógios inteligentes para crianças.

O documento foi submetido ao FCC (uma espécie de Anatel gringa) para homologação, mas não cita muitos detalhes do relógio em si. Além da Tesla, A Xplora também cita a chinesa Balun Technology.

O pedido de homologação foi originalmente identificado pelo My Healthy Apple, que ainda revelou mais informações sobre o produto. Com isso, já sabemos que o relógio é identificado no momento como X5 Play, produto que possui inclusive uma versão “eSIM”, indicando a compatibilidade com redes 4G via chip virtual.

A parte mais interessante disso tudo é uma carta enviada ao FCC pela Xplora, na qual a empresa pede para a organização não divulgar detalhes do pedido de homologação e afirma o seguinte:

“Uma vez que este design é a base para futuros produtos tecnológicos serem desenvolvidos, a Tesla Motors Inc. considera que essa informação poderia beneficiar seus concorrentes…”

Isso dá a entender que, mesmo que o X5 Play não seja exatamente um produto com alguma integração com os carros da Tesla por ser um relógio para crianças, a empresa de Musk estaria desenvolvendo novidades a partir do seu design que poderiam sim serem integradas aos veículos de alguma maneira.

Existe também a possibilidade de a Tesla estar comprando ou já ter comprado a Xplora. Dessa forma, a empresa estaria simplesmente referindo sua nova proprietária em seus documentos de homologação, considerando que seu nome ou razão social poderia mudar nos próximos meses ou anos.

Caso a Tesla realmente entre no mercado de dispositivos vestíveis, é possível imaginar que a empresa esteja pensando em funcionalidades já presentes em seu app para o Apple Watch, por exemplo. Quem sabe, um possível relógio inteligente da marca funcionaria como chave para os Teslas ou mesmo como algum recurso que ajudaria a monitorar a atenção do motorista quando o Autopilot está ativado.

Fonte: Myhealthyapple