Teresina (PI)

Centro Dia promove autonomia e inclusão da pessoa com deficiência em Teresina

Os atendimentos na instituição ocorrem de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O Centro está localizado na Rua Acre, n° 352, no bairro Ilhotas

 
 
 
Centro Dia promove autonomia e inclusão da pessoa com deficiência em Teresina

Créditos: Ascom

Entre os dias 20 e 23 de agosto, foi celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Um dos órgãos que auxiliam na promoção da autonomia, fortalecimento de vínculos familiares dos usuários e aumento da qualidade de vida para pessoas com deficiência é o Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência de Teresina.

 

A instituição é administrada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Entre os serviços ofertados no Centro Dia, estão atividades de convivência e fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais com deficientes; orientação e apoio aos cuidadores e/ou familiares e identificação de tecnologias assistidas de convivência e autonomia da pessoa com deficiência.

 

José Maria dos Santos, de 34 anos, é usuário do Centro Dia desde a inauguração do espaço, em 2014. Ele conta que adquiriu uma deficiência após um acidente de moto, quando estava alcoolizado. “Desde que cheguei aqui, contei com a assistência que eu precisava. A assistência social, psicológica e os cuidadores. Eles nos dão autoestima para viver melhor, e não ficamos tristes por ser deficiente. É muito melhor do que ficar só em casa, isolado da sociedade. A gente se sente uma pessoa como qualquer outra. Para nós, não há diferença”, conta José Maria.

 

Atualmente, são 64 usuários atendidos no local. Em 2018, o serviço foi ampliado, com a mudança para uma nova sede, no bairro Ilhotas. “Já temos quatro anos de trabalho e conseguimos desenvolver a autonomia e evitar o isolamento das pessoas com deficiência. Quando eles atingem o objetivo deste serviço, eles podem ser encaminhados para outros serviços da rede. Inclusive, alguns dos nossos usuários já estão inseridos no mercado de trabalho”, comenta Luzinara Soares, coordenadora do Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência.

 

O Centro Dia atende pessoas de 18 a 59 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam inscritas no CadÚnico e se encontrem em situação de vulnerabilidade social. Estando, ainda, com algum grau de dependência, que tiveram ou têm limitações agravadas pela convivência com situações de risco ou violação de direitos. “O trabalho do Centro Dia é bastante significativo para a cidade e, sobretudo, para as famílias que fazem uso do serviço, que só beneficia os usuários e a família deles”, frisa Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

 

Os encaminhamentos ao serviço podem ser por demanda espontânea ou serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas. Os atendimentos na instituição ocorrem de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência está localizado na Rua Acre, n° 352, no bairro Ilhotas.

Fonte: PMT