Geral

Cemitérios devem receber cerca de 30 mil pessoas

Foto: ReproduçãoPessoas visitam cemitério
Pessoas visitam cemitério

Os cemitérios públicos de Teresina estão prontos para receber a população, que deve visitar seus entes queridos neste sábado (02), Dia de Finados. Estes espaços receberam mutirão de limpeza e manutenção, nos últimos dias, para oferecer mais comodidade às famílias que devem passar pelos cemitérios.

As ações de reparo e limpeza são feitas regularmente em todos os cemitérios da capital, mantidos pela Prefeitura de Teresina, através das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Mas são intensificadas em datas especiais, como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Finados, diante do grande número de pessoas que passam pelos locais.

Os cemitérios da zona Norte costumam receber cerca de 30 mil pessoas no feriado de Finados. Já na zona Sul, a expectativa é de 9 mil visitantes nos cemitérios, o que deve movimentar não apenas estes espaços, mas todo o trânsito dos arredores. Para organizar o fluxo de veículos nas regiões de maior movimentação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará uma operação especial nas entradas dos principais cemitérios da cidade.

A ação será realizada das 7h às 19h, deste sábado, nas proximidades dos cemitérios do Buenos Aires, São José (Zona Norte), Renascença e Jardim da Ressurreição (Zona Sudeste). De acordo com o Gerente de Operação e Fiscalização da Strans, Denis Lima, os Agentes de Trânsito estarão nas entradas dos principais cemitérios para fazer a orientação dos motoristas. “Todos os anos no Dia de Finados temos um grande fluxo de veículos nessas áreas, por isso as equipes sempre vão a esses locais orientar os condutores e diminuir o problemas com o fluxo dos veículos”, acrescenta.  

Missas

A igreja Católica professa a fé na ressurreição da carne e na vida eterna. Por isso,  orienta a oferecer sufrágios e orações pelos mortos convidando o cristão a não parar na morte e buscar a ressurreição.

Visitar o túmulo não é fazer honra ao corpo material que nele se encontra, mas professar a fé na ressurreição da carne através de uma semente que ali foi plantada. Dessa forma, a Igreja coloca o dia de finados para orações e intercessões aos que partiram desse mundo e morreram na esperança da ressurreição. Confira os horários das celebrações em alguns cemitérios da Arquidiocese:

Centro/Norte

Cemitério São José

06:00- Pe. Carlos César
08:00
16:00 – Pe. Damião Rocha
17:00 – Pe. Washington

Cemitério Santo Antônio – (Buenos Aires)

05:00 – Pe. Antônio Marcos
06:30 – Pe. Tertuliano

Zona Leste

Cemitério Recanto da Saudade (Br 343)

08:00
10:00
17:00

Padre Francisco Borges

Cemitério São Judas Tadeu (São Cristóvão)

08:00 – Dom Jacinto Brito
10:00
15:00
18:00

Padre Antônio Luiz (Diocese de Parnaíba)

Cemitério Santa Mônica (Pedra Mole)

07:00

Padre Moreira

Zona Sudeste

Cemitério Jardim da Ressurreição (Alto da Ressurreição)

07:00
10:00
16:00

Padre João Matos

Zona Sul 

Cemitério Dom Bosco (bairro Vermelha, zona Sul I)

07:00
09:00
17:00

Com o padre Valdery Veras

Forania Sul II

Cemitério Santa Cruz (Bairro Promorar)

17:00

Demerval Lobão (cemitério principal e cemitério dos anjinhos)

17:00

Cemitério Santa Cruz (Lagoa Do Piauí)

17:00

Fonte: Cidade Verde