Mundo

Catedral de Notre-Dame: Incêndio é controlado após mais de 12 horas

Foto: Pierre Suu/Getty ImagesNotre Dame: incêndio que durou cerca de 12 horas derrubou o ponto mais alto da catedral
Notre Dame: incêndio que durou cerca de 12 horas derrubou o ponto mais alto da catedral

O incêndio que destruiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, foi extinguido pelos bombeiros parisienses nesta terça-feira (16), após 12 horas, mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França, que começa a planejar a reconstrução. 

Nesta segunda-feira (15), em pouco mais de uma hora, já era tarde para a flecha, o ponto mais alto do monumento, e para boa parte do telhado, que foi reduzido quase inteiramente às cinzas. “Todo o telhado está sinistrado, toda a armação foi destruída, parte da abóbada caiu e a agulha já não existe mais”, disse Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris.

Com sua queda, desaparece parte da história da Cidade Luz. “Paris está desfigurada. A cidade nunca voltará a ser como antes”, lamentou Philippe, um francês de 30 anos.

O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu “reconstruir” a catedral. “O pior foi evitado, embora ainda não tenhamos vencido a batalha totalmente”, acrescentou Macron, visivelmente emocionado, antes de agradecer aos bombeiros por terem salvo as duas torres e a fachada do monumento.

Veja tambem:Catedral de Notre Dame, em Paris, é atingida por incendio

Fonte: EXAME