Geral

Caso de suspeita de coronavírus no Ceará é descartado pelo Ministério da Saúde

Os casos suspeitos estão distribuídos nos estados de São Paulo (7), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), e Rio de Janeiro (1)
Foto: Reuters / Heo RanApesar de nenhum caso confirmado, país opta por estado de emergência
Apesar de nenhum caso confirmado, país opta por estado de emergência

O caso suspeito de coronavírus que estava sendo investigado em Sobral (CE) foi descartado na tarde desta segunda-feira (03) pelo Ministério da Saúde durante coletiva com atualização dos dados. O paciente de 27 anos é morador de Sobral e o homem tinha visitado a China há três meses.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde caiu de 16 para 14 o número de casos suspeitos de infecção em investigação no país.

Os casos suspeitos estão distribuídos nos estados de São Paulo (7), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2), e Rio de Janeiro (1). Entre os 14 casos em análise, três já foram testados para vírus respiratórios comuns e deram negativo. Até o momento, nenhum caso foi confirmado.

A Secretaria de saúde do Ceará emitiu uma nota; confira na íntegra:

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que foi descartado o único caso suspeito do novo coronavírus no estado. O anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira, 3 de fevereiro, pelo Ministério da Saúde. O paciente está internado no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e receberá alta ainda hoje. Ele foi diagnosticado com rinovírus, causador de resfriados comuns.

Medida provisória

Segundo o ministro, o texto que institui os protocolos de segurança sanitária no Brasil está sendo redigido e deve ficar pronto “o mais rápido possível”. A medida provisória consolidará instrumentos que estão “fragmentados, espalhados por leis antigas, portarias e regulações”. “Era tudo muito pontual. Vamos consolidar, retirar o que não serve mais, e que sirva para todas as condições ter esse marco legal. Isso era uma falha do nosso sistema [sanitário]”.

“A lei trará todos os detalhes técnicos da quarentena. Ela vai harmonizar e colocar em um patamar de igualdade com a legislação de outros países que possuem mecanismos similares. Temos que aprender com o que está acontecendo e nos preparar, porque isso pode acontecer no nosso quintal”, complementou.

Coronavírus no mundo

Os Estados Unidos já confirmaram 11 casos de coronavírus. As Filipinas confirmaram o primeiro óbito - um homem de 44 anos, natural de Wuhan, que viajou infectado. A China contabiliza, no momento da reportagem, 17.493 casos da doença, com 362 óbitos e 536 pessoas que estiveram contaminadas e que não apresentam mais os sintomas do coronavírus.

Hua Chunying, porta-voz do ministério Chinês de Assuntos Internacionais, acusou o governo americano de “não prover assistência substancial à China”, e de “espalhar medo e um mau exemplo” por ter instituído a suspensão total da entrada de viajantes chineses em território americano. Em contrapartida, o Departamento de Estado norte-americano elevou o estado de emergência do coronavírus para nível 4 – o mais alto –, o que significa que a região de foco da doença, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, deve ser absolutamente evitada por cidadãos americanos. Visitantes estrangeiros que estiveram na China nos últimos 14 dias também não terão a entrada aprovada em solo norte-americano.

Fonte: Agência Brasil