Geral

Carga com 10 mil testes que detectam o coronavírus, já no 2º dia, chega ao Piauí

Foto: CcomCarga com 10 mil testes que detectam o coronavírus, já no 2º dia, chega ao Piauí
Carga com 10 mil testes que detectam o coronavírus, já no 2º dia, chega ao Piauí

O governo do Estado comprou e chegaram nesta terça-feira (23) ao Piauí dez mil testes rápidos mais eficientes para ajudar da detecção de casos de coronavírus. Os novos kits serão usados nas testagens do programa Busca Ativa, que faz uma rastreamento da Covid-19 nos municípios piauienses.  

O teste rápido adquirido pelo governo é o teste de antígeno, que detecta proteína do coronavírus na fase de atividade da infecção e é mais sensível que o teste usado atualmente, que identifica presença de anticorpos no sangue do paciente e diz apenas se a pessoa já teve contato com o vírus.

Diferente do teste rápido aplicado hoje que, para ter resultado mais preciso tem que ser feito entre 8 a 10 dias de sintomas, o exame de antígeno pode ser realizado entre o 2º ao 4º dia de infecção. 

"Compramos 50 mil testes antígenos que descobre mais cedo, junto com o PCR. Recebemos os primeiros 10 mil, fomos buscar lá em Minas Gerais. Esse teste descobre ali a partir do segundo dia. Descobrindo mais cedo temos a condição de garantir o tratamento mais cedo", declarou o governador Wellington Dias .

A farmacêutica bioquímica Symonara Faustino explica que a coleta do teste rápido de antígeno é feita através do swab da nasofaringe, onde um cotonete estéril é introduzido no nariz do paciente. O resultado fica pronto entre 15 a 30 minutos. 

"O antígeno é  uma proteína que faz parte da estrutura do vírus. Ele detecta o vírus e a diferença do RT PCR é que o PCR pega o material do vírus e amplifica. Por ele amplificar é muito mais sensível. A maior vantagem do teste de antígeno é a praticidade e pode ser feito sem estrutura laboratorial", explica Symonara.

A prefeitura de Teresina já está na fase de implementação deste tipo de teste. Em alguns pacientes com sintomas, estão sendo realizados tanto o teste com antígeno como o PCR. Em pelo menos 100 os resultados dos dois tipos de exames foram iguais. 

O PCR é considerado o exame padrão ouro para diagnóstico da Covid-19 porque detecta a presença do vírus SARS-CoV-2. É feita análise em material colhido no nariz e garganta do paciente. O resultado fica pronto em até 48horas. 

Fonte: Cidade Verde