Mundo

Candidatos apoiados por Trump têm derrota em Nebraska e vitória na Virgínia Ocidental

Foto: ReproduçãoCandidatos apoiados por Trump têm derrota em Nebraska e vitória na Virgínia Ocidental
Candidatos apoiados por Trump têm derrota em Nebraska e vitória na Virgínia Ocidental

O candidato favorito de Donald Trump não obteve sucesso nas eleições primárias republicanas no Estado norte-americano de Nebraska para governador na terça-feira, mas a escolha do ex-presidente prevaleceu em uma eleição primária ao Congresso na Virgínia Ocidental.

As eleições de terça-feira mostraram um resultado dividido para Trump, que endossou mais de 150 candidatos enquanto tenta moldar seu Partido Republicano antes de uma possível corrida presidencial em 2024.

Em Nebraska, sua escolha para governador, Charles Herbster, perdeu para o rival Jim Pillen, de acordo com a Edison Research, embora Trump tenha organizado um comício para ele pouco mais de uma semana antes.

Mas na Virgínia Ocidental, os eleitores optaram pelo deputado Alex Mooney, candidato que apoiou as falsas alegações de Trump sobre fraude nas eleições presidenciais de 2020.

As eleições de terça-feira fazem parte de uma série de disputas de indicação que prepararão o terreno para as eleições de 8 de novembro, nas quais os republicanos são favoritos para ganhar o controle de pelo menos uma Casa do Congresso, o que lhes daria o poder de barrar a agenda legislativa do presidente democrata Joe Biden.

A influência de Trump será posta à prova em disputas de alto nível no Senado no final deste mês na Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia.

Fonte: Reuters