Meio Ambiente

Campanha pede ajuda para que lobo resgatado no Piauí volte a andar

Foto: IGBIOCampanha pede ajuda para que lobo resgatado no Piauí volte a andar
Campanha pede ajuda para que lobo resgatado no Piauí volte a andar

A história de um lobo guará batizado de Luís movimenta as redes sociais. O animal foi resgatado no ano passado, na Estação Ecológica de Uruçuí Una, no interior do Piauí, por uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na época, ele estava desnutrido, com larvas na coxa e boca, além de fratura em uma das patas.  Agora, Luís está bem, mas aguarda doações para custear os gastos com uma cirurgia ortopédica para a colocação de pinos e placas e assim possa colocar a pata no chão e andar normalmente. 

O procedimento ortopédico está marcado para a próxima semana. Pelas redes sociais, o  Grupo de Estudos em Biodiversidade (GBIO)- coordenado pelos professores Lilian Catenacci Davi Pantoja com a participação de alunos de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), campus de Bom Jesus- faz campanha para arrecadação de dinheiro em prol do lobo guará, espécie ameaçada de extinção. 

Para ajudar nos custos, o GBIO organiza um megacurso beneficiente com mestres e doutores em áreas ligadas ao Meio Ambiente para conseguir o valor do procedimento cirúrgico. As inscrições para o megacurso voltado para interessados na conservação da biodiversidade e saúde silvestre custam R$ 20 e podem ser feitas por transferência bancária através das seguintes contas: 

Foto: ReproduçãoMegacurso beneficente em prol do lobo guará
Megacurso beneficente em prol do lobo guará

Luís está no zoobotânico em Teresina, onde aguarda a realização do procedimento cirúrgico que está agendado no Hospital Veterinário da Ufpi, em Teresina.

Fonte: Cidade Verde