Maranhão

Campanha estimula o combate a crimes de assédio contra jovens no Carnaval

Foto: Gilson TeixeiraSusan Lucena ressalta a importância das ações preventivas
Susan Lucena ressalta a importância das ações preventivas

Com o objetivo de combater casos de assédio e violência contra as mulheres durante o período carnavalesco, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), lançou nesta quarta-feira (27), a edição de carnaval da Campanha Juventude Prevenida 2019.

Voltada para o público jovem, a campanha, que dura o ano inteiro, consiste em um conjunto de ações socioeducativas com foco na informação e na prevenção de vulnerabilidades.

Além do combate aos crimes contras as mulheres, a meta é desenvolver estratégias conjuntas entre a gestão estadual, municípios e a juventude em geral para o enfrentamento, redução e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS), do alcoolismo e de acidentes de trânsito.

Um bate-papo dinâmico e descontraído no auditório do Palácio dos Leões com o tema ‘Juventude Prevenida: respeita as mulheres’ marcou o início desta edição da campanha. Participaram do lançamento estudantes, representantes de instituições públicas e de movimentos sociais.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena, foi uma das autoridades que participaram do diálogo. Susan destacou a importância deste tipo de ação preventiva, já que, segunda a gestora, relações abusivas contra as mulheres muitas das vezes acabam sem punição.

Ela ressaltou ainda que no Brasil, 70% dos casos de estupro são cometidos contra crianças e adolescentes. Segunda a diretora, na maioria dos casos esse tipo de crime é cometido por pessoas próximas das crianças, padrastos, vizinhos e até pelos próprios pais.

“É muito importante a gente falar sobre esses conceitos, sobre os relacionamentos abusivos, que infelizmente acabam resultando em uma aceitação social. Esses abusos evoluem para a violência doméstica e evoluem para o feminicídio. A gente precisa trabalhar preventivamente e parar esse grande mal em sua fase ainda embrionária”, defendeu Susan.

Para a gestora da Secretaria de Juventude do Município de Caxias, Kátia Braga, a campanha fortalece as ações que já vêm sendo desenvolvidas na cidade, principalmente as que tratam da questão da violência contra as mulheres.

“É um trabalho que já vem sendo feito de forma intersetorial por lá. Isso é importante, não só a questão da violência contra a mulher, mas também os outros focos que vêm sendo abordados pela campanha”, reforçou.

A estudante Dandara Pedrita, jovem transgênero de 18 anos, avalia que esse tipo de campanha é essencial para combater crimes de assédio contras as mulheres tanto entre os jovens como em toda a sociedade.

“É um debate que a gente busca falar com os estudantes sobre a importância do combate ao assédio às mulheres, seja ela cisgênero ou trasgênero, tanto nas escolas quanto na sociedade. Porque a gente sabe o quanto as mulheres sofrem com assédio, sofrem com o machismo dentro da sociedade”, lembrou.

Campanha Juventude Prevenida

A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015 para reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, assédio e violência contra as mulheres, dentre outros.

Assim como nos últimos quatro anos, em 2019 a campanha terá edições durante todo o ano, abordando temas com foco na defesa e promoção da vida da juventude maranhense.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão