Esporte

Brasil pode terminar 2019 com nove cinturões do UFC

Foto: DivulgaçãoAmanda Nunes
Amanda Nunes

A temporada 2018 terminou com dois cinturões para o Brasil, com Amanda Nunes campeã no peso-galo e nos penas. No país, nenhum homem terminou o último ano com o cinturão. Mas se o cenário foi ruim para uma nação que se acostumou a ostentar títulos no maior evento de MMA do planeta, em 2019 o jogo pode virar. Numa perspectiva, naturalmente, bastante otimista, o Brasil pode terminar a temporada atual com até nove cinturões em diferentes divisões.

Confira abaixo como está o cenário para os brasileiros em relação a títulos no UFC, levando em conta apenas lutadores com próximas lutas definidas.

AMANDA NUNES - Depois de bater Cris Cyborg e se tornar campeã peso-pena (até 66kg), Amanda Nunes voltará ao peso-galo (até 61kg), divisão que domina desde julho de 2016. No UFC 239, em Las Vegas, no dia 6 de julho, a lutadora baiana enfrentará a ex-campeã Holly Holm (#2). Se mantiver seu cinturão, Amanda Nunes terá batido as três americanas que antes dela foram campeã da divisão: Ronda Rousey, Miesha Tate e Holm.

THIAGO MARRETA - Aos 35 anos, Thiago Marreta tem nas mãos, literalmente, a chance de entrar para a história. No dia 6 de julho, no UFC 239, em Las Vegas, o lutador da Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro, será o desafiante ao título meio-pesado (até 93kg) que está sob domínio de Jon Jones. Vindo do peso-médio (até 84kg), Marreta subiu ao meio-pesado e enfileirou nocautes diante de Eryk Anders, Jimi Manuwa e Jan Blachowicz, o que lhe fez chegar ao terceiro lugar do ranking e se colocar como próximo desafiante. Jon Jones nunca foi, efetivamente, derrotado por ninguém no octógono em 11 anos de carreira. A única derrota do americano foi por desferir golpes ilegais, tendo sido desclassificado.

MARLON MORAES - Ex-campeão peso-galo do extinto WSOF - transformado no PFL -, Marlon Moraes chegou ao Ultimate em 2017, quando perdeu para Raphael Assunção. Mas, depois disso, enfileirou John Dodson, Aljamain Sterling e Jimmie Rivera, além de vencer revanche contra Assunção. Assim, chegou ao primeiro lugar do ranking e tinha a expectativa de enfrentar o então campeão TJ Dillashaw. Mas logo o americano foi flagrado e suspenso por doping e perdeu seu cinturão. Agora, Marlon enfrenta o atual campeão dos moscas (até 57kg) Henry Cejudo pelo título vago, em luta no dia 8 de junho, no UFC 238, marcado para Chicago.

JÉSSICA BATE-ESTACA - O público brasileiro talvez assista de perto à primeira conquista do país na divisão peso-palha (até 52kg). A paranaense Jéssica “Bate-Estaca” Andrade, número 1 do ranking, desafiará a campeã Rose Namajunas no dia 11 de maio, no UFC Rio 237, no Rio de Janeiro. A brasileira já teve a mesma oportunidade em maio de 2017, quando perdeu para a então campeã Joanna Jedrzejczyk, mas depois bateu Claudia Gadelha, Tecia Torres e Karolina Kowalkiewicz, voltando ao topo novamente.

JOSÉ ALDO - Um dos maiores campeões da história do UFC, José Aldo perdeu o cinturão do peso-galo em 2017 para o atual campeão Max Holloway. Na sequência, foi derrotado na revanche. Mas o lutador da Nova União tem refeito seu caminho por mais uma oportunidade. Depois de bater Jeremy Stephens e Renato Moicano, ele chegou ao posto de número 1 entre os desafiantes e enfrentará o australiano Alexander Volkanovski (#4) no dia 11 de maio, no UFC 237, no Rio de Janeiro. Em caso de vitória, pode forçar o UFC a fazer uma trilogia com Holloway, ainda que notoriamente esse não seja um desejo da companhia.

JUNIOR CIGANO - Campeão peso-pesado (até 120kg) do UFC em 2013, Junior Cigano é hoje o #3 da divisão que tem Daniel Cormier como campeão. No dia 6 de julho, no UFC 239, em Las Vegas, o catarinense de 35 encara o camaronês Francis Ngannou (#2), num duelo que possivelmente defina o próximo desafiante ao título. No meio do caminho há o #1 do ranking e ex-campeão Stipe Miocic, que aguarda por sua revanche com DC ou assistirá a fila ser furada por Brock Lesnar.

JUSSIER FORMIGA - Aos 34 anos e desde 2012 no Ultimate, Jussier Formiga viu sua oportunidade mais próxima de chegar ao cinturão aparecer numa situação complicada. Ele é hoje o número 1 entre os desafiantes ao título, e no dia 29 de junho, no UFC Minnesota, encara o #2 Joseph Benavidez. Em tese, quem vencer enfrenta o campeão Henry Cejudo. Em tese? Sim, porque Cejudo subiu para enfrentar Marlon Moraes nos galos, e a divisão peso-mosca desde o ano passado tem sofrido um desmonte caminhando para um iminente encerramento. Se Formiga vencer e a divisão permanecer, o brasileiro deverá estar na próxima disputa de título da divisão.

RONALDO JACARÉ - Com 39 anos, Ronaldo Jacaré persiste em conseguir a tão sonhada disputa de título. Com diversas promessas feitas pelo UFC ficando pelo caminho, o capixaba tem mais uma. Dana White, presidente do Ultimate, disse após o UFC 236, no último dia 13, que “se Jacaré continuar ganhando e não conseguir uma disputa pelo título, esse cara pode me matar”. Sua próxima luta é no sábado, dia 27, quando faz a luta principal do UFC Fort Lauderdale contra o sueco Jack Hermansson. O brasileiro é hoje o quarto colocado do ranking, e tem à sua frente Yoel Romero - que já perdeu duas vezes para o campeão Robert Whittaker - e Luke Rockhold - que subiu de divisão e já tem luta marcada no meio-pesado. Se vencer, Jacaré espera enfrentar o vencedor da luta pela unificação do título, entre Whittaker e Israel Adesanya.

Fonte: Combate