Mundo

Bolsonaro vira piada em programa de TV dos EUA por não ter se vacinado

Foto: ReproduçãoBolsonaro vira piada em programa de TV dos EUA por não ter se vacinado
Bolsonaro vira piada em programa de TV dos EUA por não ter se vacinado

A participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) virou piada entre comediantes da TV norte-americana. Isso porque Bolsonaro é o único chefe de Estado que se diz não vacinado contra a covid-19. Na noite de 3 ª feira (21.set.2021), no mesmo dia em que o presidente brasileiro fez o discurso de abertura da cúpula, Jimmy Fallon, do The Tonight Show, do canal NBC, ironizou a situação.

O apresentador e comediante abriu o quadro brincando com os líderes mundiais circulando pela cidade de Nova York. “Gente, é um momento muito agitado na cidade de Nova York porque a Assembleia Geral da ONU está oficialmente em andamento. Sim, mais de 100 líderes estrangeiros estão na cidade para falar na assembleia, enquanto alguns estão aqui apenas para arranjar um noivo por 90 dias [referência ao programa 90 Dias para Casar]”, disse.

Fallon classificou contraditório um evento que tem a pandemia como assunto principal reunir tantas pessoas do mundo todo: “Claro, o foco principal da Assembleia Geral deste ano é combater a covid. Sim, nada como a realização de um evento super disseminador [do vírus] para combater uma pandemia”.

“Na verdade, existe uma preocupação real da Assembleia Geral se tornar um evento que espalhe o vírus —e isso é real— a ONU está usando o sistema de honra para verificar a vacinação”, completou o comediante ao citar a decisão da ONU de não pedir aos chefes de Estado e aos outros integrantes das delegações para que apresentem um comprovante de vacinação contra a covid-19, contrariando as leis de Nova York.

“Em seguida, a ONU será, tipo: ‘Acreditamos que mais conflitos com o Talibã serão evitados graças à nossa mais recente promessa feita com o dedinho’”, ironizou o comediante.

Fallon também descredibilizou o discurso do presidente do Brasil sobre a pandemia por ele não estar imunizado. “O 1º líder a falar esta manhã e abordar a pandemia foi ninguém menos do que o não-vacinado presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Sim, é como assistir a uma conferência sobre perda de peso e ouvir: ‘Por favor, dê as boas-vindas ao nosso 1º palestrante, Coronel Sanders [fundador da rede KFC]”, brincou.

Mais adiante, Fallon apresenta o quadro “Tonight Show Icebreakers”, em que dá sugestões de assuntos para quebrar o gelo em conversas com líderes mundiais presentes na Assembleia.

Para o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o comediante propõe: “Qual garfo você usa para pentear o cabelo?”. Quando  é a vez de Joe Biden, Fallon brinca com a idade do presidente dos EUA: “Você me lembrou meu amigo Jasper. Ele inventou a roda”.

O comediante termina o quadro com uma dica para quebrar o gelo em uma conversa com Bolsonaro. Fallon sugere a frase: “I’m unvaxxed, sashed and ready to get trashed”. Algo como: “Não estou vacinado e pronto para me esbaldar”.

Fonte: Poder 360