Política

Bolsonaro manda Exército liberar caminhões para 7 de Setembro; governador diz que barrará

Foto: ReproduçãoBolsonaro manda Exército liberar caminhões para 7 de Setembro; governador diz que barrará
Bolsonaro manda Exército liberar caminhões para 7 de Setembro; governador diz que barrará

O presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou nesta terça-feira (6) que caminhões sejam liberados a acessar à Esplanada dos Ministérios, desautorizando uma ordem das forças de segurança (SSP-DF, PM-DF e Comando Militar do Planalto) que vetaram a entrada desses veículos como medida de segurança no 7 de Setembro.

A ordem foi enviada para os organizadores do evento. Fontes envolvidas nas comemorações informaram à Folha de S.Paulo, sob reserva, que os caminhões serão orientados a ficar estacionados na Esplanada dos Ministérios durante desfile militar. Militares do Exército já estão cadastrando cerca de 60 veículos que devem entrar na Esplanada.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), porém, afirmou à Folha de S.Paulo que vai proibir a entrada de caminhões na Esplanada. "Não vai entrar [nenhum caminhão]. A segurança é do Governo do Distrito Federal. Eles só vão entrar se for por ato de força, o que não vamos permitir", disse.

"A Esplanada está fechada [para o trânsito de veículos] e só vai entrar caminhão se depender de minha ordem. Vão entrar pessoas, como estava definido. A Polícia Militar está lá e a ordem é não entrar ninguém", completou.

O Exército foi acionado para o cadastramento por ser o responsável pela organização da comemoração, por meio do Comando Militar do Planalto.

Fonte: Folha de São Paulo